Assumiu o cargo

Theresa May é a nova primeira-ministra do Reino Unido

Um aperto de mão entre a rainha Elizabeth II e Theresa May oficializou o início…

Um aperto de mão entre a rainha Elizabeth II e Theresa May oficializou o início de um novo governo do Reino Unido. Durante audiência realizada minutos após a renúncia de David Cameron ser aceita pela monarca, Elizabeth II recebeu May no Palácio de Buckingham e deu anuência para que a política do Partido Conservador forme um novo governo. O aperto de mão é o gesto que oficializa o compromisso entre a chefe de Estado – a rainha – e a nova chefe de Governo – Theresa May.

May será a segunda primeira-ministra da história do Reino Unido após Margaret Thatcher. Após a audiência no palácio real, a nova premiê irá à residência oficial e gabinete do premiê britânico, no número 10 da Downing Street, para iniciar o trabalho como nova primeira-ministra. Há expectativa de que pelo menos parte do novo ministério seja anunciado ainda hoje.

Logo após ser confirmada como nova primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May fez o primeiro discurso em frente à residência oficial e gabinete, o número 10 da Downing Street. A segunda premiê da história britânica lembrou que o Partido Conservador é oficialmente o “Partido Conservador e Unionista”. “Eu acredito na União, não apenas nas nações do Reino Unido, mas também de todos os cidadãos”, disse.

União

Diante de um país dividido pelo plebiscito que decidiu pela saída do país da União Europeia, a premiê frisou o compromisso com a união das quatro nações que formam o Reino Unido: Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte. May reconheceu o momento especial vivido pelo país após o plebiscito e defendeu que o país tenha um papel “forte e positivo” no mundo.

Em meio ao crescimento dos movimentos independentistas na Escócia, May reafirmou seu compromisso em manter a unidade das quatro nações que formam o Reino Unido. Para a premiê, a união de Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte é “preciosa” e precisa ser preservada.

Sobre o Brexit, May reconheceu que o país vive um momento especial com reais desafios, mas que seu governo vai encará-los. A nova primeira-ministra defendeu que o Reino Unido deve ter na política externa um papel “forte e positivo” diante do mundo.

Para o eleitorado, Theresa May disse que não priorizará os ricos nem os privilegiados e prometeu governar para os trabalhadores e fazer de tudo para ajudar na vida das pessoas. Há expectativa de que os primeiros nomes do ministério poderão ser anunciados ainda nesta noite.