Enchentes

Tocantins sofre com chuvas e já tem 340 pessoas desabrigadas

Mais um estado está sofrendo com as fortes chuvas no mês de janeiro. O Tocantins,…

Tocantins sofre com chuvas e já tem 340 pessoas desabrigadas
Foto: Defesa Civil - Estado do Tocantins

Mais um estado está sofrendo com as fortes chuvas no mês de janeiro. O Tocantins, que recebe temporais há semanas, tem  sofrido com os estragos causados pelos temporais e pela alta dos rios. O problema já atingiu diversas cidades em várias cidades do estado e tem mantido a população e autoridades em alerta. O volume de água fez com que o nível de rios subisse, provocando alagamentos e obrigando famílias a deixarem suas casas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, em todo o estado, havia, até o meio-dia desta segunda-feira (3), 340 pessoas desabrigadas. Além disso, 114 pessoas desalojadas foram para as residências de parentes, amigos ou vizinhos.

Das 139 cidades do estado, 35 foram severamente afetadas e estão sendo monitoradas por servidores dos órgãos estaduais que integram a força-tarefa criada no último dia 29 para definir “estratégias de enfrentamento aos impactos sociais e econômicos ocasionados pelas chuvas torrenciais, bem como pelas cheias fluviais em áreas rurais e urbanas de municípios tocantinenses”.

A situação tem levado os bombeiros, as defesas civis do estado e dos municípios, equipes do exército e voluntários a correr pelas regiões afetadas do estado, com atenção especial às populações que estão isoladas. “Temos empregado nossos recursos e pessoal para melhor gestão do cenário e estamos monitorando esses 35 municípios afetados”, garantiu o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias.

Uma das cidades mais afetadas é São Miguel do Tocantins. O município faz divisa com o Maranhão e sofre com a alta do Rio Tocantins, que já deslocou pelo menos 55 famílias. “Estamos auxiliando as famílias desde antes do Natal, dando o suporte e colocando à disposição equipes da prefeitura”, explicou o prefeito Alberto Moreira, em nota.

Com informações de Agência Brasil.