Educação

UFG ocupa 42ª posição em ranking de melhores universidades da América Latina

Lista da Times Higher Education, considerada uma das mais importantes, traz a Universidade na 42ª posição em toda a América Latina

A Universidade Federal de Goiás (UFG) ocupa a 42ª posição entre as melhores universidades da América Latina, segundo o ranking 2023 da Times Higher Education (THE). A informação consta em relatório divulgado recentemente e cujos indicadores são baseados no World University Rankings, da mesma organização. Com o resultado, a UFG chega ao quinto ano consecutivo no top 50 desta lista, faixa que ocupou pela primeira vez em 2019.

O método de classificação da THE compila 13 indicadores de desempenho agrupados em cinco áreas com pesos diferentes: ensino (36%); pesquisa (34%); citações (20%); perspectiva internacional (7,5%); e receita advinda da indústria (2,5%). Juntos, esses quesitos compõem a nota global, que estabelece a posição geral no ranking.

UFG cresce em relação 2022

Em dois dos principais aspectos, que representam mais de 50% da nota, a UFG registrou crescimento em relação à edição anterior. No critério ensino – que avalia o comprometimento com a formação de acadêmicos, a quantidade de estudantes inscritos em programas de pesquisa e de alunos matriculados na pós-graduação – a nota saiu de 68,4 para 69,1.

Já no quesito citações, que mensura a influência de pesquisas realizadas nas universidades, compilando o número médio de vezes que um trabalho publicado é citado por acadêmicos no mundo inteiro, a nota avançou de 48,1 para 51,9. Neste ano, foram classificadas 197 instituições de 15 países da América Latina, frente a 13 no ano passado.

Ranking mundial

Na classificação World University Rankings 2023. da THE, divulgada em 2022, a UFG foi ranqueada pela sétima vez, surgindo na posição mundial 1.201-1.500. O destaque ficou por conta da área de Educação, listada entre as 600 melhores do mundo.

Também se sobressaíram as áreas de Clínica e Saúde, Ciências Sociais e Ciências da Computação, que figuram entre as 800 melhores. Nacionalmente, a Universidade conquistou a 27ª colocação entre 73 instituições de ensino superior (IES) brasileiras participantes.