Ciência

Um algoritmo agora sabe se você bebeu e tuitou

Beber e tuitar: não é tão perigoso quanto beber e dirigir, mas é igualmente constrangedor.…

Beber e tuitar: não é tão perigoso quanto beber e dirigir, mas é igualmente constrangedor. Segundo o MIT Technology Review, uma pesquisa da Rocherster University desenvolveu um algoritmo capaz de saber se você abriu mão da sua dignidade à uma da manhã e mandou aquela mensagem para seu ex-parceiro. O homem por trás do trabalho é Nabil Hossain e seus amigos cientistas que desenvolveram um computador não apenas capaz de descobrir se você andou bebendo, mas de mapear e monitorar a bebedeira em uma determinada região.

Ou seja, a ideia não é só proteger você de passar vergonha no ciberespaço, mas também de aprender sobre os hábitos etílicos de determinada população e detectar problemas de saúde pública relacionados ao álcool. Por exemplo, se em um bairro X algumas pessoas bebem no final de semana, isso é ok. Se no mesmo bairro temos uma frequência muito maior todos os dias, é claro que ali existe um problema sério e alcoolismo. Também é possível determinar onde estão bebendo, se é em casa ou na rua, além de outras utilidades sociais, como classe social dos bebedores, renda, religão, etnia e assim por diante.

Isso é possível não só monitorando o conteúdo dos tuítes, mas também sua geolocalização. O processo estudou cerca de 11 mil tuítes e conseguiu acertar com precisão de 80% de aqueles usuários estavam bêbados quando postaram.