Usado por ministro em reunião, vape segue sem regulamentação no Brasil
Produto é proibido pela Anvisa desde 2009
Na última quinta-feira (14), o ministro do Turismo, Celso Sabino, foi filmado com um vape (cigarro eletrônico) em seu gabinete, fazendo uso de um produto proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 2009. Mesmo proibido, calcula-se que atualmente mais de 2,2 milhões de adultos sejam adeptos do vape no Brasil, recorrendo muitas vezes ao contrabando para sustentar o hábito.
No Congresso, discute-se a regulamentação do cigarro eletrônico. A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou requerimento da senadora Soraya Thronicke (Podemos–MS) para realizar em 28 de setembro audiência pública para debater a regulamentação do produto no Brasil e os riscos ocasionados pela falta de normas de controle sanitárias.
Vape na reunião
Na semana passada Celso Sabino chamou a atenção e causou desconforto por seu comportamento ao participar da entrevista coletiva que marcou o lançamento do Painel de Dados do Turismo.
Além de chegar atrasado, Sabino provocou interrupções ao conversar com pessoas que estavam ao seu redor e fez uso do cigarro eletrônico. Todo o evento foi transmitido virtualmente.
“O ministro do Turismo lamenta a situação e esclarece que está lutando para se livrar do cigarro há cerca de um ano e que, apesar das dificuldades do tratamento, sente que tem conseguido avanços. Ele desencoraja o uso de qualquer tipo de cigarro, mesmo o eletrônico, e se empenhará para eliminar esse hábito”, disse o Ministério do Turismo.
Uso de vape pode reduzir a libido e encolher os testículos, diz estudo
Vape pode reduzir a libido? O uso do cigarro eletrônico, também conhecido como vape ou pod, pode diminuir a quantidade de espermatozoides, reduzir a libido e encolher os testículos. É o que diz um estudo publicado por cientistas da Turquia. A pesquisa, divulgada na revista Internacional de Andrologia, destaca que as substâncias que fazem parte dos vapers, como metais pesados e compostos químicos, podem causar estresse oxidativo, desequilíbrio capaz de causar envelhecimento precoce e outras doenças. Continue lendo…