Varejo observa mudança no comportamento do consumidor nas compras de Dia das Mães
As vendas em lojas físicas registraram aumento de 2,8% no faturamento em relação ao mesmo período de 2022, revela Linx
O varejo vem observando um movimento diferente do consumidor deste ano nas compras pré- Dia das Mães: está havendo uma redução no fluxo das compras, mas aumento do ticket médio. Ou seja, o consumidor está comprando menos, mas as lojas não sentem o impacto pois houve acréscimo no preço dos produtos.
– Isto possibilita que as marcas continuem crescendo. Um dos fatores que ajuda nesse crescimento é o repasse da inflação para os varejistas, que acabam aumentando o preço para o consumidor final – explica Tiago Mello, executivo da Linx, empresa do grupo StoneCo., especialista em tecnologia para o varejo.
Segundo os dados da empresa, as vendas em lojas físicas registraram aumento de 2,8% no faturamento em relação ao mesmo período de 2022. Já o valor médio gasto pelos consumidores aumentou 18% em relação ao ano passado.
Um levantamento da XP, com dados do IBGE, mostra a alta no valor dos produtos mais comprados. As roupas tiveram variação de 14%; itens de maquiagem, subiram 17%, perfumes, 13,5%, e móveis e eletrodomésticos, alta de 12,4% e 6,1%, respectivamente. Entre os poucos produtos que tiveram queda, no acumulado 12 meses, estão TV, som, itens de informática (-10,8%) e celulares (-3,0%).