MEDIDAS

Veja os protocolos para visitar cemitérios no dia de Finados em Goiânia

Nesta quarta-feira (21), a Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) publicou os protocolos de segurança…

SMS publica protocolos de segurança para Dia de Finados; confira
(Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira (21), a Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) publicou os protocolos de segurança para a visitação aos cemitérios no próximo Dia de Finados. Entre as recomendações está a obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o período de visitação; a restrição de visitantes dos grupos de risco e o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas.

Os protocolos, elaborados em conjunto com a Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), também orientam para que as pessoas evitem apertos de mãos e, sempre que possível, usem álcool em gel.

Está proibida a distribuição de santinhos dentro e fora dos cemitérios, assim como o consumo de alimentos e bebidas. Já as celebrações religiosas deverão ser restritas e, quando ocorrerem, devem seguir protocolos sanitários vigentes que preveem a ocupação de 50% da capacidade do local.

Aos cemitérios fica a obrigatoriedade de evitar aglomerações, inclusive em túmulos de pessoas famosas. Deve ser disponibilizado para os visitantes: água, sabonete líquido, papel toalha, lixeira e álcool 70%.

A venda de produtos na parte externa dos cemitérios está permitida. Contudo, a SMS pede para que a população tente evitar aglomerações nos pontos de comércio.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes, orienta que, quem puder, antecipe a visitação. “Quem puder deve antecipar a visita para sábado e domingo, véspera do feriado. Isso evita o contato com um maior número de pessoas e reduz os riscos de contágio com o novo coronavírus”, disse.

Outro alerta do superintendente é para os recipientes que podem acumular água, tornando criadouros do mosquito Aeds aegypti. “Com o início do período chuvoso os vasos e pratinhos que não são furados, podem acumular água e propiciar a proliferação do mosquito transmissor da dengue”, ressaltou Yves.