QUESTÕES URBANAS

Vereador insiste em mudar nome da avenida Castelo Branco, em Goiânia

Em sessão tumultuada realizada na manhã desta quinta-feira (20), os vereadores de Goiânia discutiram mais…

Vereadores debatem mudança do nome da avenida Castelo Branco, em Goiânia (Foto: Câmara Municipal)
Vereadores debatem mudança do nome da avenida Castelo Branco, em Goiânia (Foto: Câmara Municipal)

Em sessão tumultuada realizada na manhã desta quinta-feira (20), os vereadores de Goiânia discutiram mais uma vez a mudança do nome da Avenida Castelo, em Goiânia. Projeto que tramita na casa prevê que a via seja nomeada com o nome do ex-prefeito da capital e ex-governador de Goiás Iris Rezende, que morreu em novembro de 2021.

Trata-se de nova tentativa do vereador Clécio Alves (Republicanos) de mudança da via. Desta vez, a intenção do vereador é que seja chamada de Agrovia Iris Rezende. É que a primeira tentativa chegou a ser aprovada na Câmara Municipal, mas foi vetada pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) diante de pressão de empresários da região. O veto chegou a ser avaliado pelos vereadores, mas foi mantido, mesmo com assinatura de 32 vereadores favoráveis ao projeto.

Vale lembrar que a prefeitura tem projeto de criação de um polo de comércio agropecuário, previsto, inclusive, nas alterações aprovadas no Plano Diretor.

Discussões

Sargento Novandir (Avante) solicitou aos colegas que votem contra o projeto, pois, segundo ele, mais de 400 empresários terão prejuízos. “Temos muitas obras, viadutos, muitos bairros para homenagear o ex-prefeito. Todos os empresários são contrários a esse projeto. Não queremos prejudicar empresário. Queremos ajudar empresário para que ele deem mais vaga de emprego”, disse em plenário. Ele chegou a exibir um vídeo de um empresário da região se posicionando contra o projeto.

Gabriela Rodart (PTB) também se posicionou contra a mudança. Ela disse que votou contra a medida em todas as votações, tanto na primeira, quanto na segunda e contra a derrubada do veto do prefeito Rogério Cruz.

Clécio Alves diz que a história de Iris Rezende se sobrepõe a qualquer rua de Goiânia. “Agora o que tem em Goiânia desse maldito Castelo Branco? Esse infeliz, que deve estar no mármore do inferno. Aqui não tem nada desse sujeito. Defender meia dúzia de empresário da Castelo Branco, sendo Goiânia inteira reverencia e respeita Iris Rezende…”, afirmou.

Aava Santiago (PSDB) diz que toda mudança significativa causa um pequeno desajuste inicial para que depois a história mostre que foi para melhor. “Estou certa de que cada trabalhador e comerciante da futura avenida Iris Rezende Machado saberão a glória que a história lhes reserva por terem assumido junto conosco o pequeno transtorno diante da grande honra que é tirar o nome de um ditador e colocar o nome de um democrata”, discursou.