SOLIDARIEDADE

Vídeo: Moradores formam ‘corrente humana’ para resgatar bebês e crianças em São Sebastião (SP)

As fortes chuvas no Litoral Norte de São Paulo desde a madrugada de domingo causaram pelo menos 36 mortes, segundo informações do governo do estado e da prefeitura de São Sebastião

Moradores formam 'corrente humana' para resgatar bebês e crianças em São Sebastião (SP)
Moradores formam 'corrente humana' para resgatar bebês e crianças em São Sebastião (SP)

Moradores de São Sebastião, uma das regiões mais afetadas pela forte chuva no Litoral Norte de São Paulo, se mobilizaram e fizeram uma corrente humana para resgatar bebês e crianças após a enxurrada. A cidade tem diversos pontos de alagamentos, deslizamentos e desabamentos. Em um vídeo compartilhado pelo prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB), é possível ver as pessoas em uma fila indiana passando as vítimas de mãos em mãos.

As fortes chuvas no Litoral Norte de São Paulo desde a madrugada de domingo causaram pelo menos 36 mortes, segundo informações do governo do estado e da prefeitura de São Sebastião. Foram confirmadas 35 mortes em São Sebastião, sendo 31 em Barra do Sahy, duas em Juquehy, uma em Camburi e uma em Boiçucanga. Em Ubatuba uma menina de 7 anos morreu com deslizamento de uma pedra de 2 toneladas. São 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas. Os números foram divulgados às 22h45m.

Em 24 horas, o volume de chuvas em cidades do Litoral Norte paulista ultrapassou a média esperada para o mês inteiro. Em São Sebastião, foi o dobro esperado para todo o mês de fevereiro, de acordo com a Defesa Civil, com 627 mm, muito mais do que os 303mm de média.

Segundo o governador Tarcísio, houve deslizamentos de terra na Vila do Sahy e na praia da Baleia, mas só com a ajuda do Exército, que tem helicópteros de maior porte, as equipes conseguirão chegar aos locais.