FUTURO

Volvo encerra venda de carros novos movidos apenas a gasolina no Brasil

A Volvo confirmou nesta terça (18) que venderá somente modelos híbridos e elétricos no mercado…

Versão elétrica do Volvo XC40 pode rodar até 418 quilômetros com carga completa (Divulgação)
Versão elétrica do Volvo XC40 pode rodar até 418 quilômetros com carga completa (Divulgação)

A Volvo confirmou nesta terça (18) que venderá somente modelos híbridos e elétricos no mercado brasileiro.

Ao longo de 2020, a marca sueca que faz parte do grupo chinês Geely retirou versões movidas apenas a gasolina de seu portfólio. Os carros híbridos representaram 63% dos emplacamentos da montadora no país no ano passado.

A medida já havia sido implementada na Noruega. Outros mercados em que a Volvo atua passarão pela mesma mudança nos próximos anos. É o primeiro passo de um grande processo: a partir de 2030, todos os automóveis de passeio produzidos pela montadora serão 100% elétricos.

Hoje a empresa comercializa veículos híbridos plug-in no Brasil. São carros que rodam com gasolina, eletricidade ou a combinação de ambas. É possível fazer recargas na tomada, o que permite uma autonomia de aproximadamente 40 quilômetros sem queimar combustível.

O primeiro veículo 100% elétrico da Volvo no Brasil será o XC40 Recharge Pure. O utilitário esportivo está em pré-venda por R$ 389.950, e as entregas aos clientes começam em setembro.

De acordo com a montadora, o modelo pode rodar até 418 quilômetros com uma carga completa. A combinação de seus dois motores (um em cada eixo) gera potência equivalente a 408 cv.

Devido à instalação das baterias no assoalho do carro, o porta-malas perdeu capacidade: passou de 460 litros para 414 litros.

Há uma compensação: com a adoção dos motores elétricos instalados junto aos eixos do XC40, abriu-se espaço para um porta-objetos com capacidade para 31 litros sob o capô. É o suficiente para uma mochila.

A marca anunciou um programa de subsídios para instalação de pontos de recarga em empreendimentos residenciais e comerciais.

Na cidade de São Paulo, desde 31 de março, uma norma obriga novos prédios registrados na prefeitura a oferecer um sistema de recarga para carros elétricos ou híbridos.