Advogado

João Manoel Vergílio Araújo Júnior (Jr Araújo): Ação na Cracolândia: Para acabar com essa realidade é necessária a internação compulsória ou uma ação mais enérgica da polícia?

Na minha concepção (opinião pessoal) pela vasta experiência adquirida ao longos dos anos como advogado…

Na minha concepção (opinião pessoal) pela vasta experiência adquirida ao longos dos anos como advogado especialista em direito penal e direito processual penal, trata-se de questão de saúde pública e social.

A sociedade precisa de políticas públicas voltadas aos usuários/viciados tanto para tratamento médico e ambulatorial, quanto para oferecer assistência aos que se encontram em situação de rua (vulnerabilidade) para evitar que sejam levados àquela situação da chamada cracolândia.

O Estado precisa cuidar do cidadão. Ter mais carinho com as pessoas vulneráveis. É dever do estado promover a dignidade dessas pessoas à margem da sociedade.

Criar políticas públicas voltadas à saúde e assistência social eficaz para essas pessoas.

Na maioria das vezes esses indivíduos encontram-se à margem da sociedade, muitas vezes abandonados por suas famílias e não vêem outra solução que não seja o consumo exacerbado de drogas ilícitas, como o crack.

É evidente que a atuação policial se torna necessária quando há o cometimento de crimes por parte dessas pessoas, mas temos que tratar na sociedade o que leva as pessoas a chegarem naquele contexto e não somente repressão,  pois não soluciona o problema de forma completa.

João Manoel Vergílio Araújo Júnior (Jr Araújo)

Advogado especialista em direito penal e direito processual penal, músico e empresário.