Festival Italiano

15º Festival de Nova Veneza começa com missa em italiano

Começa, nesta quinta-feira (6), a 15ª Edição do Festival Italiano de Nova Veneza. Shows, apresentações…

Começa, nesta quinta-feira (6), a 15ª Edição do Festival Italiano de Nova Veneza. Shows, apresentações infantis, danças folclóricas, mostra de cinema italiano fazem parte da programação deste ano. Na abertura do evento ocorre uma missa rezada em italiano.

Para a realizar o festival, aproximadamente mil pessoas trabalham a todo vapor. Com o apoio oficial da Embaixada Italiana no Brasil e da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), o evento segue até o próximo domingo (9), no município de Nova Veneza.

O Festival se prepara para receber cerca de 110 mil visitantes durante os quatro dias. Para atender tantos visitantes, uma das cantinas comprou dois mil quilos de frango, 15 vacas e quase quatro toneladas de massa para a preparação dos pratos típicos da cultura italiana.

Confira a programação completa:

Abertura do evento – Missa em italiano

A religião cristã é uma das principais tradições trazidas pelos imigrantes italianos que chegaram à cidade goiana há 100 anos. Por isso, a organização do evento decidiu realizar, a partir das 19h, uma missa celebrada em português e em italiano, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da comunidade. A missa conta com a participação especial das nonas, que rezarão o Pai Nosso e a Ave Maria no idioma. O coral da igreja também exibirá canções sacras do país europeu durante a celebração.

Novidades na gastronomia 

A Cantina da Nova, cozinha oficial do evento, lança novidades em seu cardápio, como o macarrão à carbonara. Também serão oferecidos sucos, vinhos e espumantes da Vinícola Aliança, da Serra Gaúcha. Dentre os pratos mais famosos da Itália, a polenta frita, massas, lasanhas e nhoques. Os preços são a partir de 20 reais.

(Foto: Divulgação / Assessoria)

(Foto: Divulgação / Assessoria)

Shows

Os cantores Ana Paula Drigo e banda, Andrea Scognomiglio, Martinez Chiovato, Amanda Giovanna, a dupla Heber e Alex, e o coral Toscanelli, da Associazione Italiana di Goiás (Aigo), são algumas das principais atrações musicais desta edição.

Crianças preparam apresentações

Crianças da Escola Municipal Tereza Zanini Peixoto, da Escola Arco Íris e Colégio Razão fazem uma apresentação de corais e danças infanto-juvenis por grupos formados por meninos e meninas, com idades de 9 a 12 anos.

Danças folclóricas 

Cerca de 20 dançarinos catarinenses do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro prepararam 17 coreografias que retratam a cultura italiana.

(Foto: Divulgação / Assessoria)

(Foto: Divulgação / Assessoria)

2ª edição da Mostra de Cinema Italiano 

O evento terá uma mostra de cinema italiano, na qual serão exibidos quatro longas-metragens contemporâneos. Os filmes são dirigidos, roteirizados, figurados por profissionais da indústria cinematográfica da Itália. Todas as produções foram cedidas pela Embaixada Italiana no Brasil, apoiadora oficial do Festival. As sessões estão marcadas para sábado (8) e domingo (9), no Centro Cultural Pedro Peixoto. A entrada é gratuita e os filmes são legendados.

Aula Show de italiano

O evento realizada para pessoas de todas as idades uma aula de italiano. O aulão será no sábado (8), das 15h às 16h, no Centro Cultural Pedro Peixoto. A entrada é gratuita e aberta para todos os públicos. A aula será ministrada por professores da PUC Idiomas. Para participar não será necessário se inscrever previamente.

Exposição fotográfica Cenas Venezianas

O fotógrafo paraibano Francisco Andrade fará a exposição fotográfica “Cenas Venezianas”, que contará com imagens extraídas de livro de mesmo nome publicado por Francisco sobre o Carnaval de Veneza, uma tradição italiana mantida desde o século XVI.

Literatura

Os idealizadores do festival participarão de uma rodada de autógrafos durante o lançamento do livro “O amor em uma Nova Veneza: a história de Oswaldo e Edith”. Junto com os autores da obra, Gercyley Batista, Alberto Araújo e Alessandro Stival (neto dos biografados). O livro conta a trajetória dos descendentes de italianos e criadores da festa gastronômica e cultural que estão juntos há 64 anos, além de contar a história da cidade. Os livros ficam expostos até o dia de encerramento do evento, domingo (9).

Panelaço

No final do Festival Italiano de Nova Veneza sempre acontece o contagiante “panelaço”.  As cozinheiras das cantinas e demais organizadores da festa realizam o tradicional panelaço ao som da tradicional Tarantella Napoletana.

*Thaynara Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira