SIT

Exploração: Adolescentes são resgatados trabalhando em carretas animadas, em Caldas Novas

Secretaria de Inspeção do Trabalho diz que a situação era de 'exploração'

Adolescentes são resgatados trabalhando em carretas animadas, em Caldas Novas Secretaria de Inspeção do Trabalho diz que era exploração

A Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) descobriu que 15 adolescentes estavam sendo explorados em carretas e trenzinhos animados em Caldas Novas, cidade a 171 quilômetros de Goiânia. O auditor fiscal e coordenador da força-tarefa contra o trabalho infantil, Humberto Ferreira, explicou que esses menores não possuíam registro profissional e estavam sujeitos a riscos.

Essa operação da SIT, que contou com o apoio da Polícia Federal (PF), ocorreu em abril, e os detalhes foram divulgados na última segunda-feira (12). Os nomes dos adolescentes envolvidos e dos proprietários das carretas e trenzinhos não foram divulgados.

‘Fofão’ é atropelado após descer de trenzinho animado, em Caldas Novas: vídeo

“Os adolescentes não tinham registro, estavam desprotegidos e trabalhavam nas ruas em horários noturnos, após as 22h. Além disso, trabalhavam em deslocamento sem nenhuma proteção e com os veículos em movimento”, afirma Humberto Ferreira.

O auditor fiscal disse que os donos dessas carretas animadas chamam os adolescentes para trabalhar, pois adultos não aceitam o baixo pagamento oferecido para trabalhar nessas mesmas condições.

Ainda segundo Humberto, em maio um menor se feriu em um desses trenzinhos.

De acordo com a SIT, em 2021, 58 menores foram encontrados pela Auditoria Fiscal do Trabalho em situação de trabalho infantil, em Goiás. No ano passado, as equipes encontraram 55.

Vale lembrar que a idade mínima para trabalhar é de 14 anos, desde que o menor seja contratado como aprendiz.

Após briga, Teresópolis determina afastamento de heróis de trenzinhos; vídeo

*Com informações do G1