Operação 'Traidores'

Agentes prisionais são presos por tráfico e corrupção em Aragarças

Na manhã desta sexta-feira (30), a Polícia Civil de Aragarças, cidade a 380 quilômetros, deflagrou…

Na manhã desta sexta-feira (30), a Polícia Civil de Aragarças, cidade a 380 quilômetros, deflagrou na unidade prisional do município a Operação Proditor (“Traidor”, em Latim). Com a ação, foi cumpridos mandados de prisão de dois agentes prisionais do local, acusados de corrupção e tráfico de drogas.

A investigação em torno dos agentes durou aproximadamente três meses. A equipe policial apurou que o agente Jony Mendes Martins, 35 anos, valendo-se da condição de agente público, entrava na cadeia pública com drogas e celulares para repassar aos detentos.

No dia 9 de novembro, Jony foi flagrado jogando um pacote dentro do pátio da unidade prisional, através da janela do alojamento dos servidores. Logo em seguida um detento busca o objeto. Confira no vídeo divulgado pela Polícia Civil.

O agente penitenciário W.S.A.S, 27 anos, também foi preso acusado de envolvimento. As investigações continuam em andamento para avaliar o grau de participação dele nos crimes. Os dois agentes penitenciários foram presos dentro da Cadeia Pública, no momento em que começariam a trabalhar.

“O agente público deveria zelar pela lisura e pela lei, mas se corrompe tornando-se também um criminoso”, lamentou o delegado Ricardo Galvão.

Por nota, a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou que os dois vigilantes penitenciários temporários da Unidade Prisional de Aragarças terão os contratos de trabalho rescindidos imediatamente.

“A Diretoria autorizou a abertura de procedimento administrativo para apurar as circunstâncias dos fatos e esclarece que não compactua com nenhum ato ou comportamento inadequado por parte de servidores, e que, em caso de suspeitas ou denúncias ou casos são devidamente apurados na forma da Lei”, conclui a publicação.