Meio ambiente

Alego se une à UFG para promover 5ª edição do projeto Virada Ambiental

O ‘Virada’ começa em junho e termina em uma grande mobilização no fim de novembro, com plantio de mudas

Muda de árvore (Foto: Pixabay)
Muda de árvore (Foto: Pixabay)

A Assembleia Legislativa de Goiás juntou-se à Universidade Federal de Goiás (UFG) para promover a 5ª edição do projeto Virada Ambiental, que será lançada em uma solenidade no Palácio Maguito Vilela, às 9h30 desta segunda-feira (5).

O ‘Virada’ começa em junho e termina em uma grande mobilização no fim de novembro, com plantio de mudas nas localidades que toparam aderir ao projeto. Começou em 2019 em 140 municípios de Goiás e chegou a 204 no ano passado. “A meta é alcançar as 246 cidades goianas nesse ano”, afirma o professor Emiliano Lobo de Godoi, coordenador da iniciativa.

Além de se transformar em um produto para exportação, o ‘Virada’ também ampliou o seu escopo de ações. Fora o plantio, os coordenadores promovem também jornadas de capacitação de servidores públicos interessados em aprender sobre políticas públicas ambientais.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto, diz que o Virada vai ao encontro de uma de suas prioridades de gestão, que é a pauta sustentável. “Junto aos demais parlamentares, estamos trabalhando diariamente para reforçar as nossas ações sustentáveis e esse projeto, muito bem coordenado pela nossa deputada Rosângela, vem nos auxiliar nesse sentido. Além de contribuir para a preservação do nosso bioma, a Virada Ambiental também faz um alerta importante sobre o cuidado com o meio ambiente, sobretudo, diante de todos os danos ambientais tão presentes nestes últimos anos”.

Presidente da Comissão do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a deputada Rosângela Rezende salientou que o projeto visa alcançar todo o estado de Goiás, bem como estimular na sociedade a necessidade da preservação do meio ambiente.

Inicialmente, o evento idealizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) tinha como foco a neutralização das emissões de carbono, mas passou por uma expansão em 2019 com a Lei Estadual nº 20.552, do deputado Lucas Calil, que institui no Calendário Estadual o Dia da Consciência Ambiental, comemorado em 22 de novembro, data em que o plantio é tradicionalmente realizado.

Nesta edição, a doação das 246 mil mudas será realizada por diversas instituições incluindo a Saneago (Saneamento de Goiás), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), a UFG, o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (Idesa), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), a Saga Moto, o Sistema OCB/GO e vários viveiros municipais, que reunirão esforços para promover o plantio e fornecer orientações técnicas.