Além do BRT, terminal Hailé Pinheiro atenderá outras 12 linhas da região
Terminal leva nome de saudoso dirigente esportivo e pioneiro empresário do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia
O Terminal Hailé Pinheiro atenderá a partir deste sábado (16), 12 linhas da região, além do BRT, que de acordo com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) deverá ser inaugurado ainda em 2023. A estação foi inaugurada nesta sexta-feira (15) pelo chefe do executivo municipal, acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela (MDB), vereadores e autoridades da região metropolitana, além dos filhos do homenageado que leva o nome do espaço.
Na solenidade que inaugurou o Terminal, inúmeras homenagens foram concedidas a Hailé Pinheiro que foi citado por todos os que usaram o microfone em seus discursos. Edmundo Pinheiro falou em nome de todos os irmãos. O presidente do Goiás Esporte Clube, Paulo Rogério Pinheiro foi citado diversas vezes.
O novo terminal conta com duas plataformas de embarque e desembarque. A expectativa da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) é que o tempo de viagem das linhas a partir do espaço seja encurtado. Fazem parte do espaço 44 câmeras de segurança (CFTV) que estão conectadas a Central de Controle Operacional – CCO, do Redemob Consórcio e do Centro Integrado de Comando e Controle – CICC, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás.
A expectativa é que o Terminal Hailé Pinheiro receba um fluxo médio de 5 mil pessoas por dia e registre uma média de 280 viagens diárias. A Prefeitura de Goiânia também tem uma meta ousada para quando o BRT Norte-Sul estiver em operação. Vale lembrar que desde 2021, quando o prefeito Rogério Cruz anunciou a inauguração do trecho 2 para o aniversário da capital, a obra já passou por alguns adiamentos.
Quando inaugurado, o BRT-Norte Sul terá 121 linhas conectadas e uma frota média composta por 62 veículos. Passam pela extensão total do corredor 9 terminais entre o Terminal Veiga Jardim e o Terminal Recanto do Bosque numa quilometragem que chega a 29,6km.
Ao longo do trajeto também há 36 estações e os ônibus devem atingir uam velocidade média de 22 a 26km, o que, de acordo com cálculos da CMTC, pode impactar um ganho de tempo de viagem de até 40%.