COLAPSO

Alta demanda por Covid faz capela da UPA de Inhumas virar local de atendimento

Sem espaço para tantos pacientes, profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de…

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Sem espaço para tantos pacientes, profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inhumas precisaram colocar macas com pacientes na Capela do prédio e fazer com que o estacionamento funcione como recepção. Além disso, salas de vacina, exames e medicação passaram a abrigar doentes. O sistema de saúde da cidade entrou em colapso com aumento no número de casos da Covid-19.

IMG_3865

Vídeos mostram pacientes aguardando atendimento em lugares improvisados. As imagens retratam exatamente o que os profissionais do município relatam em uma carta aberta divulgada à sociedade.

“Estamos trabalhando acima da capacidade máxima de leitos, com escassez de insumos, medicações e recursos humanos, além do esgotamento físico e mental das equipes”, diz um trecho da carta.

Até o momento, Inhumas já registrou 134 óbitos pela Covid-19 e 5.620 casos da doença. Em 24 horas, sete mortes foram confirmadas por complicações ocasionadas pelo novo coronavírus.

A prefeitura de Inhumas informou que tanto o hospital municipal como a UPA já atingiram a sua capacidade máxima no atendimento e internação de pacientes com Covid-19. Em entrevista ao Mais Goiás na tarde desta terça-feira (16), o prefeito João Antônio (PSD) disse que espera apoio do Estado para desafogar o sistema de saúde do município.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) comunicou que mantém contato frequente com a Secretaria Municipal de Saúde de Inhumas, ajudando o município no que é possível. “Entre ações estão o envio de ampolas de anestésicos e relaxantes musculares  (15/03) e  (16/03); e a disponibilização e oferta de mais ventiladores, que não foi aceita pela cidade devido a limitação com pontos de oxigênio nas unidades municipais”, reforçou.