MELHOR AMIGO

Amigo fiel: cão acompanha dono à UPA de Mineiros (GO) e espera ele receber alta

A fama do cachorro de melhor amigo do homem nunca fez tanto sentido. Mandraque, um…

Homem passa mal em Mineiros e cachorro vai até UPA para aguardar alta
Homem passa mal em Mineiros e cão vai até UPA para aguardar alta (Foto: Enviada ao Mais Goiás)

A fama do cachorro de melhor amigo do homem nunca fez tanto sentido. Mandraque, um pastor alemão, acompanhou o dono até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Francisco Filgueiras Júnior, em Mineiros, e esperou toda a internação do paciente para voltar para casa, nesta quinta-feira (28).

Quem conta a história é o médico Igor Paiva, que pediu para o nome do homem ser preservado (o portal tentou contato com ele, mas sem sucesso). J.R.S.P., que é cadeirante, teve um quadro de infecção ulcerosa por ficar muito tempo deitado. Segundo o profissional da saúde, o paciente vive de forma humilde na cidade e suas idas à UPA são recorrentes por causa do problema.

Na madrugada de quinta-feira, o cadeirante passou mal e pediu aos bombeiros que o levassem para a UPA. Ao ver o resgate do dono, Mandraque teria ficado agitado, conforme os bombeiros relataram ao médico. Quando o carro da equipe deixou o local com o paciente, o cachorro se soltou e o seguiu até a unidade, que fica cerca de 8 km da casa do homem.

“Quando chegou na UPA, o cachorro queria entrar junto, mas não é permitido pelas regras sanitárias. Mas ele ficou o tempo todo na porta”, contou Igor. A equipe vendo a situação do animal disponibilizou água e ração. “Quando o paciente teve melhora, contamos do cachorro e o levamos para ver. O paciente, então, ficou em uma maca, mais perto do animal. Ele estava triste e a presença do cachorro, inclusive, ajudou na recuperação, pois ele ficou muito feliz.”

De acordo com o médico, os exames ficaram prontos no fim desta tarde e, apesar de existirem alterações, o quadro não era grave e o paciente teve alta por volta das 17h. Os profissionais tentaram levar o pastor alemão na ambulância, mas ele “resistiu”. Então, levaram o homem até a casa dele devagar para que Mandraque pudesse acompanhar o retorno do dono.

O Mais Goiás também contato com o paciente para ele comentar a relação com o cachorro e a versão dele sobre o episódio – além de autorizar o uso do nome e imagem. O portal, contudo, não teve sucesso.