ECONOMIA

Anápolis permite abertura de comércios não essenciais aos finais de semana

A prefeitura de Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia, permitiu a abertura dos comércios não…

Anápolis permite abertura de comércios não essenciais aos finais de semana
Anápolis permite abertura de comércios não essenciais aos finais de semana (Foto: divulgação/Secom Anápolis)

A prefeitura de Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia, permitiu a abertura dos comércios não essenciais. Atividades funcionarão em dois finais de semana: neste sábado (24) e domingo (25) e no próximo, nos dias 1º e 2 de maio. A decisão veio em nova Nota Técnica expedida pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de impulsionar a economia.

A nova decisão, segundo o secretário municipal de Saúde, Júlio César Spíndola, foi baseada nos dados epidemiológicos e na quantidade de ocupação de leitos hospitalares, que apontaram reduções na quantidade de novas confirmações da doença, quanto no pedido de internações. Ele, porém, destaca que os comércios deverão respeitar todos os protocolos de prevenção da Covid-19.

Além disso, segundo o secretário, a decisão pode ser revista, já que a matriz de risco é analisada diariamente e se baseia conforme anda a ocupação de leitos. “Importante lembrar que a fiscalização será mantida e que a Prefeitura aposta na colaboração de todos para este equilíbrio entre a saúde e o comércio. Por isso, mantenha o distanciamento social e os hábitos de higiene para evitar a contaminação”, orienta.

Situação epidemiológica

O terceiro maior município do estado conta com 35.148 casos confirmados e 1.047 mortes provocadas pela doença. Do total de número de registros, 31.030 pessoas estão curadas, 2.917 seguem em isolamentos e 154 anapolinos estão internados.

A maioria dos casos confirmados são de mulheres: 19.058 ante 1.609 de homens. Já o sexo masculino é a maioria em número de mortos: 554 ante 493 delas.

A cidade conta, atualmente, com 55,12% de ocupação nos leitos de Enfermaria e 64,91% de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com pessoas em tratamento.