AÇÃO

Anápolis vacina mais de 730 idosos neste domingo

A prefeitura de Anápolis foi a primeira de Goiás a entrar na segunda fase da…

Anápolis vacina mais de 600 idosos de 85 anos ou mais neste domingo
Anápolis vacina mais de 600 idosos de 85 anos ou mais neste domingo (Foto: Secom Anápolis)

A prefeitura de Anápolis foi a primeira de Goiás a entrar na segunda fase da vacinação contra a Covid-19. Após imunizar profissionais de saúde da linha de frente e idosos de abrigos, a secretaria de Saúde do Município atendeu, só neste domingo (31), mais de 730 idosos, já cadastrados na Secretaria de Saúde.

Destaca-se que a vacinação de idosos com idade acima de 85 anos foi feita no domicílio dos pacientes, após o cadastro via sistema do Zap da Saúde. Além disso, a prefeitura, para agilizar a vacinação, decidiu realizar o Imuniza Anapolis – uma vacinação no sistema drive-in -, em três pontos de vacinação, cada um com quatros postos atendendo simultaneamente. O resultado foram 731 idosos vacinados da população em geral, neste domingo.

“Estamos avançando nos cuidados à população em relação a Covid 19. A vacina representa a nossa grande ação de combate a esta doença em todo o mundo. Para nós, em Anapolis, essa foi uma forma de avançar com mais celeridade na imunização do nosso grupo de risco. Queremos ir além com a mesma intensidade e ir baixando a idade, 75, 70 anos conforme a demanda da vacinas. Ações como estas serão prioridade a fim de dar tranquilidade aos anapolinos”, declarou o prefeito Roberto Naves (Progressistas).

Fases

Ao todo, o plano de vacinação possui cinco fases. Na primeira, recebem a imunização profissionais de saúde que atuam diretamente no tratamento da Covid-19, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e indígenas.

Ainda na primeira, mas após estes, guardas municipais, agentes funerários, equipes da Fundação de Ação Social (FAS) e estudantes de cursos de Saúde que fazem estágio na área. Na segunda, entram os idosos que não vivem em asilos (começando pelos com mais de 80, depois de 79 a 75; 74 a 70; 69 65; e 64 a 60), além dos presos e agentes carcerários.

Na terceira é a vez das pessoas cujos problemas de saúde podem agravar o quadro da Covid-19 e os moradores de rua. Já na quarta, trabalhadores dos serviços essenciais serão imunizados. Na quinta e última, os demais.

Vacinação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas, no País, no último dia 17, e o governador Doria iniciou a vacinação no mesmo dia, antes da distribuição Ministério da Saúde — ato classificado pelo ministro Eduardo Pazuello como ilegal.

Em Goiás, a primeira vacina contra a Covid foi ministrada na tarde do dia 18 janeiro, justamente, em Anápolis. A pessoa escolhida foi Maria Conceição da Silva, de 73 anos, moradora do abrigo Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro Pereira da Silva.