MONKEYPOX

Anápolis é a terceira cidade com mais casos de varíola dos macacos em Goiás

Um novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) coloca Anápolis como a…

A Secretaria da Saúde (SES) emitiu nota que reforça ações de vigilância e prevenção da varíola dos macacos em Goiás. (Foto: reprodução/SES)
A Secretaria da Saúde (SES) emitiu nota que reforça ações de vigilância e prevenção da varíola dos macacos em Goiás. (Foto: reprodução/SES)

Um novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) coloca Anápolis como a terceira cidade com mais casos da varíola dos macacos, em Goiás. O informe aponta que o município possui 15 casos confirmados da doença e fica atrás somente de Aparecida (38) e Goiânia (281).

O comunicado ainda revela que o estado possui 381 casos confirmados da doença. Indica ainda transmissão comunitária, quando a maioria dos pacientes não possui histórico de viagem.

“Apesar do grande número de casos, na última semana para cá, a vigilância tem observado uma queda de registros diários, isso por um lado é bom, mas só é possível uma análise mais concreta dos dados daqui 4 semanas”, informou Flúvia Amorim, Superintende de Vigilância da SES.

Para Flúvia a melhor forma de combater a doença é o diagnóstico precoce e a prevenção.

Transmissão

A transmissão da varíola dos macacos ocorre através de contato próximo com pessoa infectada (lesões de pele ou mucosa de pessoas infectadas, secreções respiratórias, contatos íntimos (beijos, abraços e contato pele com pele) e/ou por materiais e objetos contaminados)

Prevenção

De acordo com a SES, deve-se evitar contato próximo com pessoa infectada ou com suspeita de contaminação pela doença. Também é preciso evitar contato íntimo (beijar, abraçar e contato pele com pele com pessoas com lesões/feridas).

A população pode se proteger ainda com uso de máscaras em ambientes abertos e fechados com aglomeração de pessoas. Também é necessário evitar compartilhamento de itens pessoais, como toalhas, roupas de cama, copos, objetos sexuais e outros.