INDÚSTRIA

CAOA anuncia fechamento de fábrica e passa a produzir carros só em Anápolis

Caoa Chery paralisou a produção de veículos em Jacareí, no interior de São Paulo, onde…

Inaugurada em 2001, a unidade da montadora em Anápolis é uma das principais empresas responsáveis pela geração de empregos e economia no município. (Foto: Divulgação)
Inaugurada em 2001, a unidade da montadora em Anápolis é uma das principais empresas responsáveis pela geração de empregos e economia no município. (Foto: Divulgação)

Caoa Chery paralisou a produção de veículos em Jacareí, no interior de São Paulo, onde produzia os modelos Tiggo 3x e Arrizo 6 Pro. Com decisão, a montadora passa a produzir, momentaneamente, veículos apenas na fábrica de Anápolis (GO), onde são feitos os SUVs Tiggo 5x, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8.

“A pausa nos processos industriais de Jacareí será compensada pela intensificação da produção da planta industrial em Anápolis que está sendo preparada para novos lançamentos já no segundo semestre de 2022. Com isso, a Caoa Chery mantém sua meta de comercializar 60 mil unidades no mercado nacional em 2022”, disse a empresa em nota.

Inaugurada em 2001, a unidade da montadora em Anápolis é uma das principais empresas responsáveis pela geração de empregos e economia no município. Além dos veículos da Caoa Chery, a indústria também é responsável pela produção dos veículos da marca Hyundai.

Ainda em comunicado, a Caoa reforçou que a decisão visa remodelar a linha de produção para a fabricação de veículos elétricos, o que deve atualizar sua gama de produtos.

Investimento bilionário até 2025 e consolidação em Anápolis

Em 2018, os anapolinos viveram dias de tensão. Em negociações quanto a reavaliação das normas de incentivo fiscal recebido pelo governo, a montadora ameaçou fechar as portas em Goiás, caso deixasse de receber o valor que auxiliava na manutenção da fábrica.

Em 2020, o Governo de Goiás e investidores da empresa, consolidaram a previsão de investimentos da montadora em Anápolis nos próximos cinco anos, que soma R$ 1,5 bilhão.

O aumento da produção no Estado foi viabilizado pela reinserção do Centro-Oeste na política de incentivos fiscais para o setor automobilístico, com a sanção da Medida Provisória 987/2020