QUEBRA DE BRAÇO

Caoa vence ação contra Hyundai e lançará novos modelos no Brasil

A Caoa obteve parecer favorável na Justiça sobre a manutenção do contrato que garante o…

Ação perdurava desde abril de 2018 após empresa sul-coreana pedir a anulação do contrato com a empresa brasileira
Ação perdurava desde abril de 2018 após empresa sul-coreana pedir a anulação do contrato com a empresa brasileira (Foto: Diário do Poder)

A Caoa obteve parecer favorável na Justiça sobre a manutenção do contrato que garante o direito de importar com exclusividade e produzir veículos da Hyundai no Brasil por mais 10 anos. A decisão foi proferida em um tribunal arbitral em Frankfurt, na Alemanha, que foi indicado para mediar o contrato em caso de litígio.

Ao Jornal do Carro, um alto executivo do Grupo Caoa, que pediu para não ter a identidade revelada, disse que o resultado é muito positivo para as duas empresas. “Vamos consolidar a parceria que temos com a Hyundai há tanto tempo.” O executivo reforça que isso inclui a importação de novos carros da Hyundai para o Brasil, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias e a possibilidade da produção local de mais veículos da empresa sul-coreana.

A queda de braço entre a Caoa e a Hyundai teve início em abril de 2018. O rompimento entre as empresas seria motivado pela anulação do contrato, de interesse da empresa sul-coreana. O documento permite que a empresa brasileira importe e fabrique os veículos da Hyundai por 20 anos. Um cláusula previa que o contrato fosse renovado de maneira automática ao fim dos 10 primeiros anos. O prazo venceu em 30 de abril de 2018. Porém, 18 dias antes, a Hyundai enviou carta à Caoa cancelado o acordo de maneira unilateral.

Representante da Caoa, Sérgio Bermudes, disse à época que a Hyundai não havia apresentado nenhuma justificativa concreta para anulação do contrato. De acordo com ele, a empresa sul-coreana propôs um novo prazo de validade para o acordo, de apenas dois anos. O advogado disse que a Hyundai havia percebido o potencial do mercado brasileiros e o trabalho que a Caoa fez no país.

*Com informações do Jornal do Carro