FERIADO

Cemitérios de Anápolis se preparam para receber visitantes no Dia de Finados

Para receber visitantes no dia de Finados, na próxima terça-feira (2), os cemitérios municipais passam…

Serviços de revitalização sendo realizados pela prefeitura (Foto: Reprodução)

Para receber visitantes no dia de Finados, na próxima terça-feira (2), os cemitérios municipais passam por um processo de limpeza. Dentre os serviços realizados estão; roçagem, capina e raspagem, varrição, pintura de meio fio e muros, além da remoção de entulhos.  

De acordo com Yan de Castro, Diretor de limpeza urbana, todos os serviços de revitalização acontecem desde o último dia 12 de outubro e deve ser finalizados ainda nesta semana. 

”Para visitação, os horários serão das 06h00 da manhã às 19h, sem restrição de entrada, mas com uso obrigatório de máscaras e álcool em gel”, destaca Castro. 

Esse ano também, os cemitérios terão de volta a realização de missas durante todo o dia. A realização foi suspensa no último ano por conta da pandemia. “Como de costume esse ano será feita a missa de finados no Cemitério São Miguel das 07:00 as 17:00 ”, explica Yan. 

O diretor finaliza ao dizer que esse tipo de serviço é realizado pela secretaria do meio ambiente constantemente. “ Nessa data, intensificamos os serviços para que as pessoas que visitam seus entes queridos possam encontrar um lugar limpo e bem cuidado”, pontua. 

Cemitérios Municipais:  

  • Cemitério Park (Vivian Parque) 
  • Cemitério São Miguel (Centro)
  • Cemitérios dos Distritos de Goialândia, Interlândia e Joanápolis.

Finados

A origem do Dia de Finados remete ao século II, quando os cristãos começaram a rezar pelos falecidos e a visitar os túmulos deles. O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido aos poucos na Igreja Católica. O principal responsável de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo, da Abadia Beneditina de Cluny, na França.

Em 2 de novembro de 998, Odilo instituiu a todos que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. A partir do século XII, a data se popularizou em todo o mundo cristão. A Igreja Católica celebra como Dia de Finados, Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia dos Mortos.