CAMPANHA

Família de adolescente com leucemia faz campanha por doação de sangue em Anápolis

Diagnosticada recentemente com leucemia, a adolescente Lisa Nóbrega Sakai, 14, tem enfrentado o drama da…

Lisa Nóbrega Sakai. (Foto: Arquivo Pessoal)
Lisa Nóbrega Sakai. (Foto: Arquivo Pessoal)

Diagnosticada recentemente com leucemia, a adolescente Lisa Nóbrega Sakai, 14, tem enfrentado o drama da falta de bolsas de sangue em Anápolis. Atualmente existe um déficit de 20%, em todo o estado de acordo com A Rede Estadual de Hemocentros de Goiás (Rede Hemo). Lisa precisa especificamente de sangue do tipo B, mas o Banco de Sangue está recebendo todos os doadores para reforço no estoque.

“Ela toma em média de seis a oito bolsas de sangue por dia e os bancos de sangue estão sem doadores de plaqueta do tipo B e de outras também”, explica a mãe da adolescente Lívia Sakai.

Internada desde o último fim de semana, Lisa chegou de viagem na quarta (13), passou mal na quinta (14) e recebeu o diagnóstico da doença em fase aguda após realizar exames.

Ao Mais Anápolis a mãe da adolescente, diz que após complicações de um procedimento a filha precisou ser transferida para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) .

“Desde então temos lutado para ela sobreviver, Anápolis não possui estoque de plaquetas no banco de sangue e por isso começamos essa campanha, as pessoas precisam se conscientizar e doar mais sangue”, apela Lívia.

Para tratar a leucemia, Lisa precisa especificamente de sangue do tipo B, mas a mãe destaca que qualquer pessoa pode fazer a doação.

As doações de sangue podem ser feitas no Instituto Onco-hematológico de Anápolis. (R. Washington de Carvalho, 155 – St. Central). Para doar, basta ir até a unidade e informar que deseja doar sangue para Lisa.

Hemocentro reforça pedidos para doação de sangue no período de férias

A Rede Estadual de Hemocentros de Goiás (Rede Hemo) pede o apoio da população para continuar abastecendo seu estoque de bolsas de sangue. Atualmente existe um déficit de 20%, justamente no período das férias escolares de julho. As doações são necessárias para atender 222 unidades de saúde do Estado