Saneamento

Governo inaugura nova estação de água e investimentos da Saneago, em Anápolis

Foi inaugurada na manhã de terça-feira (3) a Estação de Tratamento de Água (ETA) Compacta,…

Segundo o governo, os investimentos no município somam cerca de R$ 14,2 milhões. (Foto: Jonathan Cavalcante/Mais Goiás)

Foi inaugurada na manhã de terça-feira (3) a Estação de Tratamento de Água (ETA) Compacta, em Anápolis. O governador Ronaldo Caiado (DEM), e o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski também realizaram visita técnica no local da obra e a entrega de melhorias operacionais executadas no município. Segundo o governo, em investimentos os valores somam cerca de R$ 3,5 milhões.

Segundo a Saneago, atualmente a ETA convencional do município produz 860 l/s de água. Quando somada com a capacidade da nova unidade, o tratamento será ampliado para 1.010 l/s. Dentre as melhorias operacionais, estão a interligação de poços artesianos, ampliações de adutoras e do Centro de Reservação Jardim América, além da duplicação de 3,6 quilômetros de adutora de integração, que vai aumentar a capacidade de vazão de reforço do Sistema Piancó para o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA).

“A ETA Compacta era a maneira mais rápida de dar uma resposta ao município, e isso fizemos, ela está montada e em funcionalidade. Para dar mais segurança, foram perfurados mais de 50 poços em diferentes lugares da cidade, e escolhidos os 20 de maior produção e eles foram interligados”, destacou Ricardo Soavinski, presidente da Saneago.

Em coletiva de imprensa, o governador Ronaldo Caiado, citou que a nova estação está complementando a oferta de água tratada.

“Isso é mais uma ação de urgência que realizamos para atender a demanda da população anapolina. A Saneago era criticada porque em governos anteriores ela perdeu a função de tratamento de água e esgoto, e hoje estamos moralizando a Saneago. Começou o mês de agosto e até o momento não tivemos falta d’água, sabendo que essa estiagem é mais grave de todas que já passamos até agora”, comentou.

Caiado solicitou a colaboração da população para economizar água. “Precisamos é que as pessoas entendam que a consciência em não gastar água é fundamental. É um clamor que fazemos. Se for tomar banho, tenham consumo limitado. Na hora de lavar vasilha, reaproveite a água. Tudo isso vai fazer com que as pessoas se conscientizem e não deixem torneiras abertas”, pediu.

A região sul de Anápolis que por anos sofre com a falta de água em alguns períodos do ano, terá melhorias. Segundo Ricardo Soavinski, a Saneago foi pega de surpresa com problemas na captação do Rio Caldas, com uma queda de produção e baixa vazão do rio.

“Criamos uma estratégia, de fazer a interligação dos dois sistemas, ou seja, tendo problema na captação do Caldas, poderemos utilizar a água do sistema Piancó e suprir a demanda daquela população de 22 bairros”, citou.