Demora

Idoso de 89 anos espera por cirurgia de emergência no Heana; hospital emite nota

Familiares de pacientes hospitalizados no Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo(Heana) procuraram o Mais…

Hospital Estadual Dr Henrique Santillo em Anápolis. (Foto: Divulgação)

Familiares de pacientes hospitalizados no Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo(Heana) procuraram o Mais Anápolis mais uma vez neste final de semana, para relatarem a demora na realização de cirurgias emergenciais.

Com 89 anos, Francisco Abel de Paiva, natural de Campinorte, teve uma fratura no fêmur na última quarta-feira (17) e precisou ser regulado  e transferido para o Heana. Com caráter de urgência, o paciente aguarda pela cirurgia marcada pela 5ª vez em um curto prazo de tempo. Toda essa demora fez com que seu neto Valdir Matheus Paiva de Souza procurasse a equipe do Mais Anápolis em busca de soluções.

“Meu avô chegou no hospital por volta das 5 horas da manhã, durante 24 horas ele ficou em uma maca no corredor do hospital, pois segundo o Hospital seria operado ainda naquele dia”, explicou Paiva. A cirurgia não aconteceu e Francisco foi levado para um leito de enfermaria, informado novamente que aconteceria a cirurgia no próximo dia por conta da falta de especialistas na unidade.

Pela terceira vez, o familiar foi informado que a cirurgia não teria acontecido, desta vez por falta de um equipamento para realizar o exame de escopia, pré operatório obrigatório para a realização do procedimento.

“Depois disso, nós fomos informados que a cirurgia aconteceria nesta segunda, meu avô ficou em jejum, esperando, até sermos novamente comunicado que o procedimento estava suspenso sem previsão de retorno”, apontou o neto preocupado com a situação do avô que já chega ao 6ª dia de fratura.

 

Demora também na regulação

Ainda neste mês Pacientes do Hospital Estadual de Anápolis (Heana) relataram ao Mais Anápolis,  sobre as dificuldades para conseguirem atendimentos, cirurgias e transferências para outros hospitais do Estado. Uma dos usuárias do Heana citou a falta de especialista na unidade.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde, disse que o processo regulatório é tratado pela mesa reguladora de maneira contínua e dinâmica. As demandas são classificadas e direcionadas aos hospitais, de acordo com o perfil do paciente e a disponibilidade de vagas.

Heana emite nota

A reportagem do Mais Anápolis entrou em contato com a Fundação Universitária Evangélica, (OS que administra o Heana)  e foi informada de que o procedimento antes sem previsão, foi remarcado para próxima quarta-feira (24) .

Em novo comunicado emitido nesta terça-feira (23), o Heana negou as alegações de familiares e disse  que a informação de 4 cancelamentos não procede. Segundo o hospital, ocorreu apenas 1 cancelamento devido a sobrecarga da unidade, com atual superlotação e que os casos de emergência (maior gravidade), foram priorizados. O Heana reforçou ainda o agendamento para a próxima quarta (24) .