BENEFÍCIO

Inscritos no programa de aluguel social em Anápolis devem entregar documentos em nova etapa do processo

Quem já se inscreveu no programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social em Anápolis…

Família beneficiária do Aluguel Social em Goiânia (Foto: Octacilio Queiroz/Agehab)

Quem já se inscreveu no programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social em Anápolis e teve nome divulgado na lista de convocação publicada no site da Agência Goiana de Habitação (Agehab), deve levar os documentos até o Vapt Vupt da cidade, localizado no Anashopping- Vila Santa Isabel . Outra opção é subir os documento pelo site da Agehab.

Quem ainda não se candidatou ao benefício, mas se enquadra nos requisitos, também tem chances de receber o benefício, uma vez que as inscrições permanecem abertas. O objetivo da agência habitacional é entregar os primeiros cartões do Aluguel Social na cidade ainda em fevereiro.

A fase de entrega de documentos é a etapa do processo em que o candidato inscrito comprova os dados declarados na inscrição e se torna ou não, apto a receber o benefício.

Por conta da pandemia, os candidatos que optarem pela entrega nos postos físicos do Vapt Vupt devem fazer agendamento. O agendamento pode ser feito pelo site. Uma vez no portal, é preciso que o usuário selecione a opção “Agendamento Pra Ter Onde Morar”.

Em caso de dúvidas, é possível pedir auxílio por telefone aos atendentes na sede da Agência, em Goiânia, pelos telefones (62) 3096-5000 e 3096-5050.

Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social

Recém-criado pelo Governo de Goiás, o programa visa atender famílias que estão sem condições de arcar com os custos de uma moradia e não têm imóvel próprio. Entre os requisitos para a aprovação no processo estão habitar moradia improvisada ou em coabitação, ou ainda, se tiver mais de 50% da renda familiar comprometida com aluguel. Também é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do município onde o benefício será concedido.

Todos os critérios para participar estão disponíveis no edital publicado no site da Agehab. O objetivo do Governo de Goiás é atender cerca de 30 mil famílias, com recursos oriundos do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Confira a lista de documentos que deve ser apresentada nesta etapa do processo:

Documentos pessoais

I. RG (Ou CNH) e CPF do candidato, cônjuge e dependentes.
II. Comprovante de estado civil (se casado ou união estável).
III. Comprovante de água e energia de onde reside
IV. Comprovante de inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico).

Obrigatório comprovar pelo menos um dos seguintes itens:

– Laudo médico com avaliação da deficiência, caso haja alguém na família com deficiência.
– Estudante da Universidade Estadual de Goiás (UEG) ou bolsista do Probem.
– Residência em moradia improvisada.
– Ter perdido o financiamento imobiliário por falta de pagamento de parcelas.
– Comprometer mais de 50% da renda com aluguel ou estar com mais de 75% da renda comprometida com endividamento.
– Ser vítima de violência doméstica e familiar ou assistida por medida protetiva.
– Ser família monoparental (somente pai, mãe ou outro responsável legal).
– Ser idoso.
– Nome negativado no SPC/Serasa.
– Ter pleiteado imóvel de programa habitacional no Estado de Goiás e não ter sido contemplado (tem que estar no sistema da Agehab).
– Estar cadastrado em programas sociais do Estado de Goiás.

É aceito qualquer um dos seguintes documentos para comprovar domicílio de, no mínimo, 3 anos na cidade (documento tem que ser do ano de 2018 ou anterior):

a) Título de Eleitor, comprovante de votação ou Certidão de Quitação Eleitoral.
b) Carteira de Trabalho (CTPS) com registro em empresa do município.
c) Certidão de nascimento de filhos ou Certidão de casamento registrados na cidade.
d) Histórico/declaração escolar de qualquer membro da família.
e) Histórico de Consultas Médicas.
f) Fatura de água, energia elétrica ou IPTU.
g) Outros documentos poderão ser aceitos, desde que emitidos por órgão oficial no ano de 2018 ou anteriores.