PANDEMIA

Aparecida (GO) prepara portaria que desobriga máscaras em ambientes abertos e fechados

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 definiu, em reunião realizada na tarde desta…

Prefeitura de Aparecida de Goiânia (Foto: Secom - Divulgação)

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 definiu, em reunião realizada na tarde desta terça-feira (15), que as máscaras serão exigidas apenas em órgãos públicos, transporte coletivo, escolas infantis e unidade de saúde. A deliberação deve ser enviada à prefeitura para elaboração de uma portaria a ser publicada nos próximos dias após sanção do projeto de lei que retira a obrigatoriedade de uso da proteção facial na cidade.

Assim, o uso de máscaras não será mais obrigatório em supermercados, restaurantes e comércios em geral. No entanto, os estabelecimentos deverão afixar placas indicando o uso facultativo da proteção facial nestes ambientes.

A flexibilização também serve para eventos. Em ambientes abertos, o comitê deve elevar o número permitido dos atuais 1,5 mil para 3 mil. Enquanto em locais fechados o público sobe de 500 para 1 mil a partir da publicação da portaria.

Câmara aprovou liberação de máscaras em regime de urgência

Na manhã desta terça, os vereadores aprovaram projeto de lei que retira a obrigatoriedade de uso de máscaras em Aparecida de Goiânia, na Câmara Municipal. A aprovação aconteceu graças à reunião de comissões, o que acelerou o processo de tramitação do projeto de lei enviado pela prefeitura. A matéria segue para sanção do prefeito Gustavo Mendanha (sem partido).

O texto aprovado prevê que, no município de Aparecida de Goiânia, não seja mais obrigatório o uso de máscaras contra a Covid-19 em ambientes abertos ou fechados. O Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 deve se reunir nesta tarde para deliberar sobre o assunto.

O Mais Goiás mostrou que empresários de Aparecida de Goiânia solicitaram desde a semana passada a retirada da obrigatoriedade em ambientes abertos e em comércios com menor fluxo de pessoas. Na ocasião, empresários aparecidenses, através da Associação Comercial Industrial e Empresarial da Região Leste, protocolaram pedido para suspensão de obrigatoriedade para máscaras.