PANDEMIA

Aparecida inicia escalonamento com alto número casos de Covid nos últimos dois dias

A partir da próxima segunda-feira (15), o município de Aparecida de Goiânia inicia o modelo…

Prestes a iniciar o isolamento social por escalonamento, Aparecida de Goiânia registrou 453 novos casos de Covid nos últimos dois dias (Foto: Jucimar de Sousa)
Prestes a iniciar o isolamento social por escalonamento, Aparecida de Goiânia registrou 453 novos casos de Covid nos últimos dois dias (Foto: Jucimar de Sousa)

A partir da próxima segunda-feira (15), o município de Aparecida de Goiânia inicia o modelo de isolamento social intermitente por escalonamento regional. O afrouxamento das medidas restritivas, segundo a Prefeitura, foi tomado com base no cenário atual da pandemia de Covid-19. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), porém, mostram que a cidade está em alto risco de contaminação e teve 453 novos casos de infecção do coronavírus na última sexta (12) e sábado (13). Os números de hoje ainda não foram divulgados.

Na quinta-feira (11), o Mais Goiás mostrou que a cidade registrou aumento de 300% no número de casos de Covid-19, nos últimos 35 dias. Dados levantados pelo Portal mostram que foram 100 novas confirmações só entre os dias 4 e 5 de fevereiro deste ano. Só na quinta, o município constatou 202 novos infectados. Na quarta-feira (9), foram 155 novos registros.

O município tem, atualmente, 52.366 casos acumulados da doença. Deste número, 935 estão ativos e 50.648 recuperados. O número de óbitos desde o início da pandemia é de 783. A taxa de ocupação de UTI da rede pública destinada ao tratamento exclusivo da Covid é de 97%. Na rede privada, a porcentagem é de 96%.

A portaria que regulamenta o novo modelo de organização foi publicada no início da tarde deste domingo (14). Antes disso, Aparecida de Goiânia suspendeu as atividades não essenciais por 14 dias.

Como funciona

O isolamento social por escalonamento divide a cidade em 10 macrozonas. De segunda a sexta-feira, quatro macrozonas ficam com o comércio fechado. No sábado, a cidade toda fecha às 13h. O domingo é dia de fechamento total de todo o município.

Na segunda-feira, fecham as macrozonas: Vila Brasília, Buriti Sereno, Alto Paraíso e Cidade Livre. Terça-feira, fecham as macrozonas: Vila Brasília, Garavelo, Alto Paraíso e Zona da Mata. Quarta-feira é a vez das macrozonas do Garavelo, Centro, Zona da Mata e Expansul. Na quinta-feira ficam fechadas as macrozonas do Centro, Santa Luzia, Expansul e Papillon. Sexta-feira fecha as macrozonas do Santa Luzia, Buriti Sereno, Papillon e Cidade Livre. Todas as macrozonas fecham no sábado das 13h e no domingo o dia todo.

Foto: divulgação/Prefeitura

O mesmo modelo foi adotado entre junho e agosto de 2020 e obteve a adesão de 98% da população. Segundo a Prefeitura, o resultado da organização será analisada após 7 dias, contados a partir de segunda-feira (15). A intenção é aumentar o índice de isolamento social para reduzir a taxa de ocupação dos leitos de UTI e enfermarias.