CULTURA

Aparecida realiza mapeamento de artistas e espaços culturais para projetos futuros

A Secretaria Municipal de Cultura de Aparecida de Goiânia inicia o cadastramento de artistas, espaços…

Teatro Municipal de Aparecida visto de cima com cadeiras vazias e palco
Espaço cultural em Aparecida de Goiânia (Foto: Claudivino Antunes - prefeitura / Divulgação)

A Secretaria Municipal de Cultura de Aparecida de Goiânia inicia o cadastramento de artistas, espaços culturais, pontos de culturas e coletivos para realizar um mapeamento da atividade cultural no município. A intenção é produzir um mapa com geolocalização para acompanhamento e destinação de recursos para a área.

O cadastro da Secretaria de Cultura é permanente e deve ser feito exclusivamente via internet no link  mediante criação de login e senha para acesso. No cadastro, o interessado deve informar contatos pessoais, endereço, tempo de atuação, atividades realizadas para a comunidade e anexar documentos que comprovem a atividade em Aparecida.

O superintendente de cultura de Aparecida, Weyder Moreira, explica que a princípio o levantamento servirá para cadastramento para aplicação da Lei Aldir Blanc. No entanto, não ficará restrita a isso. A intenção do município e estabelecer um mapeamento justamente para ampliar o acesso a editais de cultura e recursos para fomentar as atividades culturais.

No ano passado, por exemplo, 300 fizeram o cadastro em Aparecida e 246 foram contemplados com recursos emergenciais advindos da Lei Aldir Blanc, dos quais 52 eram espaços culturais. A expectativa é que no novo levantamento o número seja três vezes maior. “Esperamos contemplar pelo menos 500 artistas e espaços culturais”, aponta Weyder Moreira.

Cadastro

No entanto Weyder Moreira alerta que é preciso ter atenção no cadastramento, já que é  feito em cinco etapas, sendo “identificação”, “classificação como agente, entidade ou coletivo”, “anexos e portfólio”, “área de atuação” e, exclusivo para entidades, “estrutura física”, sendo as quatro primeiras obrigatórias.

“Atenção sobretudo nos anexos e porfólios, pois é ali que artista vai mostrar quem é, onde já esteve e o que fez. Teremos uma banca para avaliar e pontuar cada um dos inscritos para ter acesso aos editais e incentivos”, aponta.

Para a Aldir Blanc, o município dispõe de cerca de R$ 2,34 milhões. Também está previsto recursos na ordem de R$ 1,3 milhão com caixa próprio. Além de levantamento para as comemorações do centenário de Aparecida de Goiânia comemorado no ano que vem.