Isolamento Social

Aparecida registra isolamento social em 46,5% nesta segunda-feira (12)

Na primeira segunda-feira (12) sob a condição de matriz de risco moderada para a Covid-19,…

Fiscalização em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes/SecomAparecida)
Fiscalização em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes/SecomAparecida)

Na primeira segunda-feira (12) sob a condição de matriz de risco moderada para a Covid-19, Aparecida registrou taxa de isolamento social de 46,5% da população. O município teve a matriz de risco diminuída para o cenário moderado (amarelo) no último domingo (11). Agora, cada macrozona fecha uma vez na semana e a cidade inteira aos domingos. O índice de isolamento do estado ficou em 47,8%.

No último final de semana, no sábado (10), Aparecida registrou taxa de isolamento social em 47,3% e no domingo (11), 49,8%. Normalmente os fins de semana registram um aumento na taxa de isolamento social. Em todo estado, o índice variou de 49,1%, no sábado (10) e 52,2% no domingo (11). A taxa de isolamento é medida pela plataforma Telcos, que usa dados de telefonia móvel.

A Prefeitura de Aparecida afirma que o modelo de isolamento por escalonamento tem adesão de 98% do município. Para chegar a esse resultado, a administração municipal revela usar as notificações aplicadas ao comércio – que insiste em abrir as portas no dia de fechamento das respectivas macrozonas – para estimar a adesão de toda população. O cálculo é feito de forma simples: o número de notificações aplicada pela fiscalização dividido pelo número de estabelecimentos comerciais de cada macrozona mede o percentual de adesão naquela região.

Escalonamento deve seguir

O Mais Goiás noticiou que Aparecida vai seguir com o isolamento social por escalonamento mesmo se houver um novo decreto estadual. A Administração Municipal informou ao portal que o modelo de escalonamento fecha praticamente uma cidade de Jataí ao dia, porque as macrozonas possuem alta densidade populacional. No último ano, foi necessário 60 dias de escalonamento para se chegar à matriz de risco estável para doença indicada pela cor verde.

A prefeitura argumenta que o modelo de isolamento social por escalonamento regional é semelhante ao modelo de isolamento social de 14 por14 dias proposto pelo decreto estadual. A cidade adotou o modelo de isolamento social por escalonamento de atividades econômicas desde o dia 15 de março.

A análise da matriz de risco é feita semanalmente pelo Comitê de Enfrentamento e Prevenção da Covid-19 de Aparecida (COE) que analisa os dados epidemiológicos apresentados pelo Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A Prefeitura de Aparecida defende que o método permite previsibilidade e evita ingerência de qualquer órgão externo ao comitê. e assim toda a população sabe o que vai acontecer e não precisa viver a insegurança como será o próximo decreto.