ECONOMIA

“Aparecida tomou decisões acertadas”, diz secretário sobre crescimento de empregos

O resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontou resultado positivos para Aparecida…

Vagas em Aparecida (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)
Vagas em Aparecida (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)

O resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontou resultado positivos para Aparecida de Goiânia. O município criou 3.050 novos empregos com carteira assinada, no primeiro trimestre. O secretário de Trabalho, Jeferson Ferreira, aponta que a forma como a prefeitura realiza realiza o combate à pandemia influiu no resultado.

Para o secretário, a decisão por manter o isolamento intermitente, com zoamento da cidade, permitiu com que a economia de Aparecida não parasse. “No ano passado, tivemos, assim como o país todo, uma curva muito baixa, devido à pandemia. Reconhecemos o impacto com fechamento de inúmeros postos de trabalho. Ainda assim, conseguimos uma retomada que nos deixou na frente de 19 capitais”, avalia.

O zoneamento da cidade, com fechamento em diferentes dias da semana de acordo com a gravidade da pandemia, manteve o índice de empregabilidade também durante a segunda onda. O secretário acrescenta que o trabalho de prospecção junto ao empresas, com busca de aproximação com empresas e o setor produtivo, consolida a parceria com empresário e auxilia as empresas.

Jeferson Ferreira aponta que o que puxou a empregabilidade na cidade foi a construção civil, no entanto, o comércio já mostra recuperação, seguido do setor de serviços.

Atualização

Na tentativa de reverter os impactos da pandemia de Covid-19, a secretaria ainda abriu 100 cursos de qualificação e atualização gratuita. “Com isso, esperamos facilitar e encaminhar pessoas que estão fora do mercado para empregos que prospectamos. A qualificação é uma demanda antiga do empresariado que tentatmos suprir” aponta.