Imunização

Aplicação da primeira dose contra Covid-19 está suspensa em Aparecida

A aplicação da primeira dose de vacina contra Covid-19 em idosos está suspensa em Aparecida…

Vacinação em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes/SecomAparecida)
Vacinação em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes/SecomAparecida)

A aplicação da primeira dose de vacina contra Covid-19 em idosos está suspensa em Aparecida de Goiânia. A suspensão deve ocorrer até o recebimento de novas doses. A vacinação da dose um do imunizante continua sendo feita em profissionais de saúde e forças de segurança. A vacinação em Idosos que já estavam agendados para receber o imunizante também continua.

A estrutura de vacinação em Aparecida continua com equipe de aproximadamente 300 pessoas atuando em pontos de drive-thrus e unidades de saúde do município. Entre os colaboradores estão profissionais de saúde e servidores de outras secretarias que estão auxiliando na triagem da vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 3,6 mil doses na última quinta-feira para aplicação da primeira dose da vacina.

Aparecida de Goiânia já havia suspendido a aplicação da primeira dose da vacina no início deste mês. A suspensão da vacinação havia ocorrido em todos os municípios do estado, por falta de imunizantes. O Mais Goiás noticiou que o município retomou a campanha de vacinação com 50% menos doses de vacina destinadas à primeira dose do que a remessa anterior destinada a esta etapa de vacinação repassada pelo Governo do Estado.

Do total de 119.200 doses de vacinas recebidas por Goiás da nona remessa para aplicação da primeira dose no dia 26 de março, foram repassadas 7,2 mil doses à Aparecida de Goiânia. Da última remessa recebida por Aparecida no dia 8 de abril, o total de doses do imunizante para aplicação da primeira dose em Aparecida foi de apenas 3,6 mil doses.

A quantidade do imunizante foi insuficiente para continuar a ampliação da vacinação em idosos e o município suspendeu a aplicação da primeira dose nesta faixa etário no dia 10 de abril. A vacinação da primeira dose continua apenas em profissionais de saúde e forças de segurança. Além daqueles idosos que já estavam agendados para receber o imunizante.