PATRIMÔNIO CULTURAL NACIONAL

Após sete meses de obras, Matriz de Trindade será reinaugurada nesta terça (16)

Após sete meses de restauração, a Matriz do Divino Pai Eterno, em Trindade, será reinaugurada…

Trindade faz, com adaptações, louvor à Nossa Senhora Aparecida
Trindade faz, com adaptações, louvor à Nossa Senhora Aparecida

Após sete meses de restauração, a Matriz do Divino Pai Eterno, em Trindade, será reinaugurada na noite desta terça-feira (16). Alvenarias e madeiramento do templo foram trocados. Local também passou por pintura externa e interna e troca de telhas. Igreja foi fundada em 1912 e tombada como Patrimônio Cultural Nacional pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2014.

Em razão da pandemia da covid-19, a reinauguração será restrita a convidados. A igreja só pode funcionar com 30% da capacidade total e respeitando as normas de higienização e distanciamento para evitar o contágio do novo coronavírus. O evento está previsto para ocorrer às 19h desta terça (16).

De acordo com o pároco de Trindade, padre João Bosco de Deus, o Iphan investiu cerca de R$ 870 mil na restauração da igreja, que completa 108 anos em 2020. Foram feitas as devidas reparações, mantendo a arquitetura original

Ele explica que o madeiramento que dá sustentação às duas torres foi trocado. A Matriz também passou por uma completa descupinização do solo e de todo madeiramento, inclusive no piso. Além disso, houve a troca de alvenaria em paredes que já estavam cedendo por conta do tempo de construção.

A igreja passou ainda por pintura interna e externa, manutenção e troca de telhas. “Foi um trabalho difícil, coordenado pelos técnicos do Iphan, e graças a Deus chegamos ao fim, podendo entregar esta obra tão importante”, afirma o pároco.

Igreja no início das obras (Foto: divulgação)