IGREJA CATÓLICA

Aposentadoria de Dom Washington pode levar meses para ser oficializada, diz igreja

O arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, completou 75 anos na última terça-feira (25) e,…

Foto: Afipe/Reprodução

O arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, completou 75 anos na última terça-feira (25) e, por tradição, enviou ao Vaticano uma carta em que solicita sua renúncia. No entanto, segundo a Arquidiocese de Goiânia, enquanto o papa Francisco não dá o aval, Cruz continua no cargo eclesiástico “por tempo indeterminado”. Até a autorização papal, não há como saber quais serão os possíveis indicados a substituto.

De acordo com a Arquidiocese ao Mais Goiás, é um costume católico os arcebispos e bispos da Igreja oferecerem sua carta de renúncia do cargo quando completam 75 anos. No entanto, o período de análise do pedido de “aposentadoria” a partir da apresentação da carta é indefinido e a renúncia só pode ser concretizada após o aval pontífice. “É preciso aguardar que o papa aceite e, uma vez que ele aceita, aí sim ele pode nomear outro. Mas isso pode levar alguns meses, é um tempo indeterminado”, explica.

Dom Washington é arcebispo metropolitano há quase duas décadas e seu substituto, segundo a Arquidiocese, “pode ser qualquer bispo do Brasil” mas os indicados “não são conhecidos e nem discutidos em reuniões”. “Enquanto não for nomeado, falar um nome ou outro é pura especulação”, conclui.

Ao Mais Goiás, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), instituição ligada à Igreja Católica e cujo grão-chanceler é dom Washington Cruz, informou que “o arcebispo de Goiânia é, por direito próprio (iure proprio), o grão-chanceler e representa a universidade junto à Santa Sé e ao Estado Brasileiro”.