33 unidades

Associação de hospitais denuncia má qualidade nos serviços da Enel

A Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade Do Estado De Goiás (Ahpaceg) denuncia que…

Projeto de lei proíbe corte do fornecimento de energia sem notificação prévia
Projeto de lei proíbe corte do fornecimento de energia sem notificação prévia

A Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade Do Estado De Goiás (Ahpaceg) denuncia que a má qualidade dos serviços da Enel tem prejudicado o funcionamento de cerca de 33 unidades hospitalares de grande porte. Além disso, laboratórios, clínicas de imagem, bancos de sangue e serviços de oncologia também sofrem com as constantes oscilações e falhas no fornecimento de energia elétrica.

“Devido à má qualidade da energia que chega, aparelhos de alto custo já foram danificados em hospitais”, conta Jacqueline Rodovalho, diretora de qualidade da Ahpaceg. Segundo ela, protocolos com pedidos de correção dos serviços já foram abertos em diversas ocasiões. “Já entramos em contato com a empresa várias vezes, mas nada foi feito. E é cobrado um custo alto pelo serviço”, acrescenta.

De acordo com a diretora, os ambulatórios já chegaram a ficar 24 horas sem energia. “Diante do transtorno, tivemos que remarcar as consultas com os pacientes”, relata.

A Enel informou, por meio de nota, que já procurou pela Ahpaceg na manhã desta quarta-feira (23) para verificar as reclamações e providenciar as soluções. A empresa esclarece que hospitais, clínicas e outras instituições ligadas à saúde são mapeadas e cadastradas como clientes com atendimento prioritário em casos de falhas no fornecimento de energia.  A distribuidora acrescenta que manterá contato direto com a Ahpaceg para atender às solicitações da associação e garantir a qualidade e a confiabilidade do serviço.

Veja a nota da Enel na íntegra:

A Enel Distribuição Goiás informa que entrou em contato com a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) na manhã de hoje (23) para verificar as reclamações e providenciar as devidas soluções. A empresa esclarece que hospitais, clínicas e outras instituições ligadas à saúde são mapeadas e cadastradas como clientes com atendimento prioritário em casos de falhas no fornecimento de energia. A distribuidora acrescenta que manterá contato direto com a Ahpaceg para atender às solicitações da associação e garantir a qualidade e a confiabilidade do serviço.

A distribuidora acrescenta que tem um plano robusto de investimento em curso e tem trabalhado para a melhora constante da qualidade do fornecimento de energia em todo o Estado de Goiás. A companhia ressalta que está seguindo um cronograma de obras e manutenções definido no plano de ações da empresa e acordado com o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o governo estadual. A empresa reforça que obras importantes já foram antecipadas, como a instalação de um novo transformador na subestação de Trindade que vai dobrar a capacidade da potência instalada, beneficiando cerca de 165 mil clientes da Região Metropolitana e atendendo a crescente expansão do município de Trindade. A companhia acrescenta que estão previstas para esse ano as entregas de duas novas subestações nos municípios de Anápolis e Mineiros, reforçando o compromisso da Enel com o Estado de Goiás.

A Enel informa, ainda, que em 2017 e 2018, investiu 3,5 vezes mais na rede elétrica de Goiás (cerca de R$ 750 milhões ao ano) do que a média anual realizada nos 10 anos anteriores no período em que a companhia era estatal. A empresa reforça que, a partir dos investimentos e manutenções já realizados pela companhia, a duração das interrupções de energia (DEC), reduziu de 32 horas em 2017, para 23 horas em 2019. A frequência das interrupções de energia (FEC) também foi substancialmente reduzida, passando de 18 vezes em 2017 para apenas 11 vezes em 2019, uma melhora de aproximadamente 40%, alcançando os melhores índices históricos da companhia.