COVID-19

Bela Vista tem 1° caso de coronavírus confirmado: um jovem de 27 anos

O corretor de imóveis e estudante Ney Braz, de 27 anos, é o primeiro caso…

O corretor de imóveis e estudante Ney Braz, de 27 anos, é o primeiro caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19) em Bela Vista. Ele recebeu, nesta terça-feira (7), o resultado. Ele revela que esteve em Goiânia, entre os dias 23 e 26 de março, tendo passado por dois supermercados, na capital. “No dia 27, já em Bela Vista, senti os sintomas e fui ao hospital municipal.”

De acordo com Ney, no dia foram levantadas suspeitas de dengue e pneumonia, mas não foi feito o exame do Covid-19. Quatro dias depois ele retornou a unidade de saúde e fez os procedimentos, que tiveram resultado nesta terça.

Segundo o corretor, que preferiu ficar sozinho, em um apartamento em Goiânia – ele deixou padrasto, mãe e irmão, também isolados, em Bela Vista –, no pior dia ele mal conseguia levantar da cama por falta de ar. “Muita falta de ar, dor de cabeça e no corpo, febre alta e muita tosse”, descreveu.

Atualmente, ele se diz melhor. “Só sinto cansaço, falta de ar e falta de apetite. Mas me sinto bem melhor”, informa Ney, que ainda toma remédio para pneumonia, utiliza “bombinha” para asma e “dipirona para cortar a febre”.

Questionado se alguém que teve contato com ele também manifestou algum sintoma, ele afirma que sim. “Minha mãe, que tem 49 anos, deu alguns sinais, mas não chegou a fazer exame. Já pedi que ela fosse ao médico”, destacou.

O Mais Goiás tentou contato com o secretário de Saúde de Bela Vista, Gilberto Rossi, mas não teve retorno. O espaço permanece aberto.

Nota da secretaria municipal de Saúde

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que, no dia 28 de março, o paciente deu entrada no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Jean Saba Matrak às 14h39 horas apresentando os sintomas de tosse e febre. Foi atendido pelo médico plantonista, que o solicitou exame de dengue e raio-x de tórax. O exame para o coronavírus não foi pedido porque, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, o exame deve ser pedido em caso de paciente hospitalizado com síndrome respiratória.

No dia 31, a mãe chegou ao hospital às 10h50 e foi atendida às 11h, relatando que o paciente havia participado de um cruzeiro marítimo e apresentava sintomas de falta de ar. A médica plantonista solicitou a presença do suspeito, que foi direto para o isolamento, e teve o material coletado às 13h40 horas. Presencialmente, o suspeito ratificou que a namorada quem havia participado de Cruzeiro. O material foi enviado ao Lacen no mesmo dia e o resultado, que testou positivo, ficou pronto nesta terça-feira, dia 7 de abril. A mãe não relatou sintomas.

A mãe do paciente compareceu à UBS 02 de Bela Vista de Goiás no dia 2 de abril. Foi atendida pelo médico responsável, apresentando quadro de infecção respiratória baixa. O médico a orientou segundo o protocolo para Covid-19, tendo em vista o contato com paciente suspeito, mas a coleta do material não foi feita pois não se enquadrava nos pré-requisitos orientados pelo Ministério da Saúde. Foi orientada a ficar em isolamento social, assim como o cônjuge e outro filho.”

*Atualizada às 19h16 com a nota da secretaria municipal de Saúde de Bela Vista