SUSTENTABILIDADE

Biodigestor que transforma lixo em gases energéticos deve ser instalado na Ceasa Goiás

Um biodigestor que transforma lixo em gases energéticos deve ser instalado na Ceasa Goiás nos…

Um biodigestor que transforma lixo em gases energéticos pode ser instalado na Ceasa Goiás nos próximos meses. (Foto: divulgação/Governo de Goiás)
Um biodigestor que transforma lixo em gases energéticos pode ser instalado na Ceasa Goiás nos próximos meses. (Foto: divulgação/Governo de Goiás)

Um biodigestor que transforma lixo em gases energéticos deve ser instalado na Ceasa Goiás nos próximos meses. Isso porque o governador Ronaldo Caiado (UB) anunciou, nesta quinta-feira (21), que vai encaminhar projeto de lei à Assembleia Legislativa (Alego), que autoriza o repasse de R$ 4 milhões do Tesouro Estadual para a instalação do mencionado sistema.

Atualmente, o entreposto produz 25 toneladas de lixo por dia, o que gera despesa no transporte e descarte no aterro sanitário. Com o sistema, será possível a transformação dos resíduos prozudidos na Ceasa em gases energéticos, como o biogás, que poderá ser utilizado no transporte interno. Além disso, o sistema também gera biofertilizantes.

Em 2021, a diretoria administrativa iniciou pesquisa para conhecer e trabalhar a possibilidade de instalar um sistema de biodigestor no entreposto de Goiânia. O governador assinou autorização para aporte financeiro para o projeto durante a I Festa do Pequi da Ceasa Goiás, em novembro do ano passado.

Após receber parecer favorável da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, à qual a Ceasa é jurisdicionada, e da Secretaria da Economia, que autorizou a realocação do recurso, a matéria será encaminhada para aprovação na Alego.