Seca

Moradores de Nova Veneza sofrem com incêndio que afeta vegetação há quase uma semana

Equipes do Corpo de Bombeiros de Nerópolis foram acionadas para combater um incêndio em vegetação…

Equipes do Corpo de Bombeiros de Nerópolis foram acionadas para combater um incêndio em vegetação em uma propriedade privada localizada às margens da GO-462, em Nova Veneza, a cerca de 40 quilômetros de Goiânia. De acordo com moradores da região, a queimada começou na última sexta-feira (24) e se alastra com facilidade desde então. Próximo ao local do incêndio existe um condomínio onde moram cerca de 100 famílias. Os moradores reclamam da qualidade da respiração, já que o ar está tomado por fumaça. Segundo o Corpo de Bombeiros, 18 militares trabalham no combate às chamas desde o último sábado (25). Na madrugada desta quinta-feira (30), a equipe voltou ao local para combater um novo foco.

“Nossa equipe está empenhada na área desde sábado. Já gastamos em torno de 30 mil litros de água para conter o fogo, além aplicar técnicas com o uso de abafadores, bomba costal e soprador. Nesta madrugada estivemos lá e contemos um novo foco, mas é importante ressaltar que o fogo pode voltar a qualquer momento, já que a brasa e o forte vento, comum da época, pode propiciar para um novo incêndio. É importante que os moradores estejam em contato com a equipe de combate”, explica o tenente Oliveira.

Até o momento o fogo já destruiu cerca de 25 mil metros quadrados da área. O tenente do Corpo de Bombeiros salienta da importancia da conscientização das pessoas para esse tipo de situação, já que queimadas como essas, além de poluir o ambiênte, traz danos irreparáveis para a vida dos animais e ao cerrado.

Um morador da região, que preferiu não se identificar, disse que todos os anos há registro de incêndio na vegetação, o que faz ele acreditar que se trata de algo criminoso. Para Oliveira, é importante que  os moradores procurem a polícia para registrar uma ocorrência e o caso seja investigado.

Apesar da corporação ter combatido o incêndio na madrugada desta quinta-feira (30), moradores registram para comprova a persistência das chamas no local. Contudo, segundo a equipe do Corpo de Bombeiros, nenhuma ocorrência foi aberta pela manhã com informações de novos casos.