DANDO UM ROLÊ

Bombeiros resgatam capivara que caiu em reservatório de usina de álcool em Uruaçu

Uma capivara caiu em um reservatório de uma usina de álcool e precisou ser resgatada…

Funcionários da empresa encontraram o animal dentro do reservatório que não estava sendo usado
Funcionários da empresa encontraram o animal dentro do reservatório que não estava sendo usado (Foto: Divulgação - Bombeiros)

Uma capivara caiu em um reservatório de uma usina de álcool e precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros. O caso aconteceu na cidade de Uruaçu, no Norte de Goiás, na tarde de quinta-feira (20).

De acordo com os bombeiros, funcionários da empresa encontraram o animal dentro do reservatório, que não estava sendo usado. Com técnicas apropriadas, a equipe resgatou a capivara. Ela não apresentava ferimento.

Logo após o resgate, capivara foi levada para seu habitat natural e integrada novamente à natureza. Os bombeiros não souberam explicar como o animal entrou no reservatório.

Capivara que caiu em reservatório de usina de álcool é resgatada em Uruaçu

Capivara que caiu em reservatório de usina de álcool é resgatada em Uruaçu (Foto: Divulgação – Bombeiros)

Capivara que caiu em reservatório poderia estar em busca de ambiente aquático, indica especialista

A capivara que caiu no reservatório de Uruaçu poderia estar em busca de um ambiente aquático. Isso porque, segundo a bióloga Vanessa Sardinha, as capivaras são animais calmos e mansos, que vivem em locais próximos ao ambiente aquático.

“Elas precisam da água para várias de suas atividades, como esconder de predadores e reproduzir-se”, explica.

A especialista também informou que as capivaras são consideradas os maiores roedores do mundo e o peso delas pode variar de 20 a 80 kg. “Capivaras adultas podem comer mais de 5 kg de comida, dependendo de seu tamanho”, diz.

Logo após o resgate os bombeiros levaram a capivara para seu habitat natural

Logo após o resgate os bombeiros levaram a capivara para seu habitat natural (Foto: Divulgação – Bombeiros)

Outros resgates

De acordo com estatísticas do Corpo de Bombeiros, os militares realizaram 2.429 resgates nos primeiros 14 dias de 2022. No ano passado, o mês completo de janeiro teve 5.842 ocorrências desse tipo.

O índice registrado em janeiro de 2021 ficou entre os três menores do ano, sendo que o maior número de ocorrências de resgate ocorreu em dezembro, com 7.456 casos.

Vale ressaltar que esse tipo de ocorrência é registrada tanto para resgates de seres humanos, como também para os animais.