DIREITO

Cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil vai até 31 de março

Estudantes da região Metropolitana de Goiânia e Anápolis poderão regularizar os cadastros no programa Passe…

Cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil vai até 31 de março
Cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil vai até 31 de março

Estudantes da região Metropolitana de Goiânia e Anápolis poderão regularizar os cadastros no programa Passe Livre Estudantil (PLE), entre 1º de fevereiro a 31 de março. As aulas presenciais na rede estadual retornam na próxima segunda-feira (25).

Para cadastrar ou recadastrar no programa do governo, os alunos poderão fazê-lo pelo site www.juventude.go.gov.br. A medida da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), que coordena o programa, visa facilitar aos estudantes o acesso ao benefício, mas também evitar aglomerações.

Destaca-se que, assim que a solicitação feita no site é aprovada, o cartão vai para confecção e pode ser pego na unidade do Vapt-Vupt definida pelo estudante durante a inscrição. O aluno pode acompanhar todo o processo pelo site e, assim, saber quando deve ir buscar o PLE.

No Vapt-Vupt, é preciso que os estudantes levem um documento original com fato. Caso seja menor, pai, mãe ou avós devem ir ao local com a documentação deles e do aluno.

Anápolis

Em Anápolis a situação é um pouco diferente. Lá, o recadastramento será automático. As próprias instituições de ensino é que irão enviar declarações para efetivar aqueles que já estão cadastrados.

Os que vão fazer pela primeira vez, porém, precisam ir à sede da Secretaria Municipal de Emprego e Renda (Rua General Joaquim Inácio, nº 206).

Sendo aprovado, o estudante de Anápolis vai até à unidade de referência do terminal Urbano de Anápolis (Rua Tonico de Pina, Setor Central) para pegar o PLE. A ativação deve ser feita em uma unidade do Vapt-Vupt.

Retorno

O regime de aulas remotas para os ensinos fundamental e médio em Goiás começaram nea quinta (21) e sexta-feira (22). Já as aulas presenciais começam na segunda-feira. Voltarão às salas 30% de cada turma. A prioridade é para aqueles que não tiveram acesso à internet em 2020 e tiveram que estudar com material impresso, além daqueles com notas baixas.

A superintendente de Organização e Atendimento Educacional da Secretaria de Educação (Seduc), Patrícia Morais Coutinho, diz que o retorno às aulas presenciais é facultativo e cada escola é independente para definir como e quantos vão participar dessa experiência, com base em estudo epidemiológico. “Goiânia pode ter regiões com retorno e outras não.”

Ela complementa que nenhum estudante será obrigado a assistir aula presencial. Segundo ela, se os pais não se sentirem seguros com o retorno às salas antes da vacinação, podem manter os filhos no regime não presencial e o estudante continuará a receber o material impresso.

PLE

O Passe Livre Estudantil permite ao aluno realizar duas viagens de ônibus por dia e 48 por mês, não sendo cumulativo. A cobertura vale para as cidades de: Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goiânia, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.