PESQUISA

Caldas Novas o quinto município mais atrativo para turistas no Brasil, diz IBGE

Segundo a pesquisa realizada pela Regiões de Influência de Cidades (Regic), publicada pelo Instituto Brasileiro…

Caldas Novas é eleito o quinto município mais atrativo do Brasil
Caldas Novas é eleito o quinto município mais atrativo do Brasil (Foto: reprodução)

Segundo a pesquisa realizada pela Regiões de Influência de Cidades (Regic), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o município de Caldas Novas é o quinto mais atrativo do Brasil. A pesquisa investiga o destino da população de cada cidade para buscar atividades culturais, serviços e produtos que não encontraram onde moram.

A pesquisa analisou o perfil comportamental dos moradores de cada município brasileiro que se deslocou para outros municípios em busca de entretenimento cultural. Com isso, concluiu que entre os municípios mais procurados, Caldas Novas é o quinto mais requisitado para eventos culturais, como festivais, cinemas, teatros, shows e festas.

Um fator relevante que torna Caldas Novas atrativo para turistas é a diversidade de opções para se chegar ao município. As linhas de ônibus, por exemplo, ligam a cidade a outros 58 municípios de seis estados, principalmente de Goiás.

A pesquisa apurou que, apesar dos serviços serem encontrados em metrópoles, os municípios de menor influência e destaque são os mais procurados. Em primeiro lugar ficou Balneário Camboriú (SC), em segundo Crato (CE), seguido de Parintins (AM) e Caruaru (PE).

Goiás registrou queda em participação no setor cultural

Apesar de ter um município eleito o quinto mais atrativo, Goiás teve queda de 1,1% em participação no setor cultural nos últimos dez anos. Em 2009, a cultura representava 6,1% das unidades locais de empresas ou organizações que realizam atividades culturais com 34,5 mil pessoas assalariadas.

Em 2019, cerca de 9,6 mil unidades de empresas ou organizações atuaram no setor cultural em Goiás, o que corresponde a 5% do total das unidades cadastradas no Estado e 25,4 mil pessoas assalariadas. Os dados são ainda mais baixos em 2020 com 4,4% de participação.

Leia outras notícias no Mais Goiás

MP denuncia PMs suspeitos de matar rapaz com câncer nos ossos em Goiânia

Juiz eleitoral cassa mandato do prefeito de Cachoeira Alta; defesa recorre

Em Anápolis, família da estudante que teve 60% do corpo queimado faz campanha para doação de sangue