CALOR INTENSO

Calor atingirá parte do Brasil e Goiás terá temperatura elevada até o final de semana

Onda de calor chegará a 43°C em Porangatu, na região norte de Goiás

Calor deve continuar em todo o país ao menos até quarta-feira (20)
Calor deve continuar em todo o país ao menos até quarta-feira (20) (Foto: Jucimar de Sousa)

Uma onda de calor atingirá grande parte do Brasil nos próximos dias. A MetSul Meteorologia alertou que uma massa de ar quente vai marcar temperaturas perto ou acima de 40°C nos estados da região Centro-Oeste e Sudeste. Goiás deve apresentar temperaturas elevadas até o final de semana.

André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas do Estado (Cimehgo), informou que a onda de calor chegará a 43°C em Porangatu, na região norte de Goiás. De acordo com ele, a temperatura em Goiânia deve chegar até 37°C. Já em Aragarças a previsão é 39°C e Goianésia, 36°C.

“Até o final de semana, praticamente todas as regiões do estado de Goiás sofrerão com temperaturas elevadas, porque é uma grande massa de ar seco e quente que vai pairar sob boa parte do Brasil e, consequentemente, aqui, em Goiás”, afirmou Amorim.

O gerente do Cimehgo destacou que, durante a semana, a umidade relativa do ar cairá no período da tarde, com índices que podem chegar a estado de emergência, ou seja, abaixo de 12%. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) alertou sobre o alto risco de incêndio devido à onda de calor.

Bolha de calor

Segundo a MetSul Meteorologia, as ondas de calor costumam ocorrer em áreas de alta pressão. Dessa forma, o calor é criado quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma área por dias, prendendo ar muito quente. 

Goiânia tem temperatura máxima mensal de 32°C em agosto, 34°C em setembro e 33°C em outubro, conforme a MetSul. No entanto, de uma média de 31 dias por ano com mais de 35°C, a capital goiana sofre 26 dias com a temperatura elevada apenas no trimestre de agosto e outubro.

A onda de calor pode provocar insolação, náusea e vômito. Além disso, a pele pode ficar avermelhada, a respiração pode se tornar mais lenta e as dores de cabeça podem latejar com mais frequência.