Pirataria

Campanha visa combater comércio ilegal de produtos ópticos em Goiânia

É comum encontrar lojas e bancas onde são vendidas lentes e armações de óculos falsificados…

É comum encontrar lojas e bancas onde são vendidas lentes e armações de óculos falsificados em Goiânia, principalmente no Centro e em Campinas. Para combater este tipo de comércio, o Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Joias, Relógios, Cine-Foto e Bijouterias de Goiás (Sinidóptica) lançou uma campanha com o objetivo de informar o consumidor a respeito do prejuízo que a utilização deste tipo de produto pode trazer para a saúde.

“Óculos de grau demanda ciência na lente e na armação. Quando o produto é pirata, pode se tratar de um metal nocivo à saúde. O comércio livre deste tipo de material em Goiânia é uma calamidade e um crime contra a saúde pública”, afirma o presidente do Sinidóptica, Leandro Fleury. O problema em relação às lentes é ainda mais grave, pois o tratamento varia de acordo com cada pessoa e a diferença de milímetros pode causar danos irreversíveis à visão.

Além disso, o presidente destaca que a diferença de preço entre os produtos falsificados e originais é tão grande por causa da garantia do material vendido nas ópticas. “Nas lojas especializadas temos profissionais capacitados, emitimos notas fiscais e pagamos impostos. Nada disso acontece nas bancas e camelódromos. É uma competitividade completamente distorcida”, explica Fleury.

Para mudar a situação, a campanha tem a participação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO), onde as pessoas que vendem produtos piratas poderão fazer cursos e receber orientação sobre como entrar no mercado formal.

Para realizar a campanha, o sindicato também firmou parceria com as polícias Militar e Civil, Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (SindiLojas), Vigilância Sanitária Municipal e Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon).