Dia Mundial de Combate ao Câncer

Cânceres de próstata e de mama são os mais incidentes entre os homens e mulheres no Brasil

Celebram nesta segunda-feira (8) o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Dados colhidos pelo Instituto…

Celebram nesta segunda-feira (8) o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Dados colhidos pelo Instituto Nacional do Câncer em 2018 revelam que tumores de próstata e de mama são os mais comuns em homens e mulheres, nessa ordem. Naquele ano, a entidade registrou 68 mil e 59 mil novos casos, respectivamente.

Médico oncologista ouvido pelo Mais Goiás, ressalta que, apesar do alto número de registros, a taxa curativa de ambos os tipos é alta. Ele ressalta, porém, que a cura depende também da realização de exames preventivos e periódicos. “O câncer de próstata, apesar de frequente, é o que tem maior taxa curativa.

“O estágio do tumor no período de diagnóstico é determinante para um tratamento eficaz. Em razão de campanhas como Novembro Azul, homens têm deixado o preconceito de lado, o que colabora também para um aumento no número de diagnósticos”, ressalta o médico Orlando Paes.

Preconceito e tratamento

Segundo o médico, o exame de próstata ainda é um tabu para os homens. Muitos pacientes priorizam o PSA, que é o exame de sangue, e não optam pelo toque retal. “É importante ressaltar que um exame complementa o outro. Então para ter 100% de certeza, é necessário que os dois sejam feitos. O PSA detecta de 70% a 80%, enquanto o toque complementa o percentual”, explica o oncologista.

Ainda sobre os casos de próstata, Orlando ressalta que o tratamento pode ser realizado com a retirada da glândula, com braquiterapia ou radioterapia, a depender de cada paciente. “Em casos de metástase, quando o câncer se dissemina, a gente não trabalha com cura, mas com o controle da doença”.

Superação

O representante comercial Alcir Antunes Gonçalves, de 66 anos, passou a realizar exames preventivos em 2014 após ver o avô, pai, tios e o irmão morrerem em decorrência do câncer de próstata.

Alcir Antunes curado do câncer de próstata após realizar exames periódicos
(Foto: Arquivo Pessoal)

Realizando exames periodicamente, em setembro de 2017 os resultados apresentaram alterações. Ao realizar uma biópsia, Alcir Antunes foi diagnosticado com tumor maligno e inciou o tratamento. “Assim que fui diagnosticado o médico me orientou a tirar a próstata ou realizar quimioterapia e eu escolhi tirar”, relata o representante comercial.

Após a cirurgia, Alcir Antunes foi totalmente curado e hoje tem uma vida normal. Ele atribui a cura ao cuidado preventivo que teve e o diagnóstico precoce.

Mama

O medo de ficar sem a mama é, segundo o médico, um dos principais tabus para não procurarem tratamento. “Porém, o diagnóstico precoce contribui para uma alta taxa curativa. A média é de 70%”. Para Orlando, este é um tipo mais complexo e os tratamentos podem variar de cirurgia, radioteriapia, hormonoterapia e quimioterepia.

“Apesar da incidência ser maior entre as mulheres, homens também podem ter câncer de mama. Apesar da baixa incidência, a doença nos homens é geralmente mais agressiva”. Para ele, homens e mulheres precisam ficar atentos a quaisquer caroços ou secreções no membro. Caso algo seja identificado, exames devem ser realizados. “É preciso ter atenção também quanto ao histórico familiar, já que ambos os tipos podem ser hereditários”