MORTANDADE

Centenas de peixes aparecem mortos no Rio dos Bois, em Alto Horizonte

Peixes e arraias apareceram mortos misteriosamente no Rio dos Bois; Polícia Civil deve investigar o caso

Centenas de peixes aparecem mortos no Rio dos Bois, em Alto Horizonte
Peixes e arraias apareceram mortos misteriosamente no Rio dos Bois; Polícia Civil deve investigar o caso (Foto: Reprodução - Tv Anhanguera)

Moradores e fazendeiros da região de Alto Horizonte, município no Norte de Goiás, ficaram assustados ao verificarem a morte de centena de peixes no Rio dos Bois. O problema foi notado no último sábado (23) e, segundo alguns habitantes, o rio exala um odor estranho e apresenta estranhas manchas brancas em sua superfície.

Em imagens de vídeo, é possível ver o que seriam centenas de peixes mortos, incluindo do tipo arraia, boiando na superfície do Rio dos Bois, que banha vários municípios de Goiás.

A um veículo local, o morador Divino Gomes relatou que seu sogro e cunhado estiveram no rio no sábado (23) para pescar, mas acabaram desistindo ao ver a situação do local. “Não podem pescar porque não podem comer os peixes de jeito nenhum. Tem um odor muito forte no rio, todos os peixes estão morrendo”, disse.

Além dos peixes mortos e mau cheiro, moradores dizem ter notado manchas brancas na superfície do rio.

Arraias também morreram no Rio dos Bois (Foto: Reprodução – Alto Horizonte)

Morte de peixes no Rio dos Bois, em Alto Horizonte, já foi registrada em anos anteriores

Ao Mais Goiás, o delegado de Uruaçu, Fernando Martins, informou que a Polícia Civil já realizou a coleta de amostras da água do Rio para análise e deve abrir um inquérito para investigar o caso. O delegado disse ainda que o mesmo problema foi verificado em anos anteriores, o que levou à abertura de dois inquéritos.

As investigações anteriores teriam concluído que a causa da morte dos animais estava relacionada à falta de oxigênio na água, alteração provocada por agrotóxicos. “Acontece que tem muitos produtores rurais naquele região que aplicam agrotóxicos nas plantações. Quando começa o período de chuvas, a água acaba arrastando esses agrotóxicos para o rio”, afirma.

Já alguns moradores da região de Alto Horizonte têm a suspeita de que o problema no rio esteja relacionado com o despejo de resíduos de minério por parte da mineradora que atua na região. No entanto, segundo o delegado Fernando Martins, somente o resultado da análise da água poderá dizer o que realmente ocorreu.

O que diz a mineradora

A reportagem do Mais Goiás não conseguiu contato com a mineradora Lundin Mining, instalada na região. Porém, por meio de nota enviada ao G1, a empresa disse que após os relatos dos moradores “investigou imediatamente a condição da água, com testes preliminares indicando que os parâmetros de pH e oxigênio estavam dentro dos limites normais e esperados”.

Veja a nota abaixo:

“A Lundin Mining (Brasil) foi informada por moradores sobre preocupações relacionadas a peixes mortos encontrados no Rio dos Bois no final de semana de 23 de outubro de 2021. A preocupação foi de que o evento poderia ser decorrente de uma potencial contaminação, uma vez que a qualidade da água do Rio dos Bois foi percebida por eles como diferente da usual em região vizinha à nossa operação.

A empresa investigou imediatamente a condição da água, com testes preliminares indicando que os parâmetros de pH e oxigênio estavam dentro dos limites normais e esperados. Além disso, foram coletadas amostras de água para análise em laboratórios competentes.

A Lundin Mining esclarece que não houve descarte de produtos químicos de seu processo no Rio Bois. Eventos, como os testemunhados, podem ser comuns em córregos e rios após as primeiras chuvas, desencadeados por baixo nível de oxigênio dissolvido na água relacionado à decomposição de materiais orgânicos provenientes sobretudo do carreamento do solo de áreas sem cobertura vegetal, como campos e pastagens.

A Lundin Mining opera em conformidade com os padrões ambientais aplicáveis. Todos os controles estão implantados e operando normalmente de acordo com os requisitos do nosso licenciamento ambiental, principalmente diques de contenção que evitam o carreamento de solo para os rios.

A Lundin Mining está continuamente aperfeiçoando seus controles para a proteção do meio ambiente por meio das melhores práticas em suas operações.”