CHUVA

Central de videomonitoramento de Aparecida fica alagada após infiltração

O Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) de Aparecida de Goiânia, inaugurado em agosto deste ano…

O Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) de Aparecida de Goiânia, inaugurado em agosto deste ano no âmbito do programa Cidade Inteligente, ficou alagado neste final de semana devido a infiltrações provocadas pelas fortes chuvas. Em vídeos, é possível ver o momento em que, literalmente, chove dentro da sala de videomonitoramento, com a água atingindo computadores e outros equipamentos.

O CIT é gerido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aparecida de Goiânia e cuida do monitoramento de centenas de pontos no município por meio de câmeras de segurança. A central foi inaugurada em 13 de agosto deste ano e faz parte do projeto Cidade Inteligente, implementado pelo prefeito Gustavo Mendanha (MDB), e contou com investimentos iniciais na ordem de R$ 55 milhões.

No entanto, no final de semana as fortes chuvas que se abateram sobre Aparecida de Goiânia fizeram com que o CIT, com apenas 4 meses de existência, fosse alagado. Em vídeos obtidos pelo Mais Goiás, é possível ver os funcionários do centro correndo para salvar equipamentos e retirar objetos do alcance da água que caía no local.

Veja:

 

Em nota enviada ao Mais Goiás, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação declarou que a “empresa responsável pelas instalações está realizando os reparos, com previsão de término para hoje [segunda-feira] a tarde”, e que todos os serviços da central continuam funcionando.

A pasta informou ainda que não houve danos aos equipamentos do local.

“A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – responsável pela operacionalização do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) – explica que houve um incidente no final de semana em razão de uma tromba d’água, com vazamento em uma das salas de videomonitoramento. A empresa responsável pelas instalações está realizando os reparos, com previsão de término para hoje a tarde. A Secretaria informa também que todos os serviços da central de videomonitoramento continuam regulares, sem qualquer prejuízo a nenhum equipamento ou ao serviço prestado pelo CIT.”