OPORTUNIDADES

Cerca de 150 mulheres em situação de vulnerabilidade social iniciam cursos profissionalizantes em Aparecida

Cerca de 150 mulheres em situação de vulnerabilidade social de Aparecida de Goiânia iniciam nesta…

Cerca de 150 mulheres em situação de vulnerabilidade social iniciam cursos profissionalizantes em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes)

Cerca de 150 mulheres em situação de vulnerabilidade social de Aparecida de Goiânia iniciam nesta semana cursos de qualificação profissional no Centro de Geração Emprego e Renda, no Parque Santa Cecília. O espaço, inaugurado em março deste ano, oferece formação em informática, design de sobrancelha, costura, tear, barbeiro e cabelereiro.

As oportunidades são para o público em geral e jovens que buscam colocação no mercado de trabalho, porém, neste primeiro momento, terão preferência mulheres que sofrem algum tipo de violência doméstica ou que são inscritas nos Centros de Referências e Assistência Social (CRAS) da cidade. Cerca de 150 vagas, distribuídas nos seis cursos ofertados, foram preenchidas.

De acordo com a secretária executiva da Mulher, Eldeni de Souza, os cursos serão ministrados duas ou três vezes por semana com duração de horas, semanas e até dois meses, dependendo do curso escolhido.

“As inscrições foram abertas dia 11 de abril e em pouco tempo foram esgotadas. Então assim que as turmas forem formando, novas vagas serão abertas. Além disso, nosso objetivo é ampliar as vagas para atender também o público geral inscritos no CadÚnico”, salientou.

Oportunidade

O curso de Design de Sobrancelhas, foi realizado com 14 mulheres na terça-feira (7). Além do certificado de 9 horas de curso, elas receberam gratuitamente da professora o material de estudo, gratuito, contendo o material que precisava para estudarem o curso, contendo apostila, lápis, caneta, borracha, apontador, régua, pinça, suporte para henna, pincel e balão para simular um rosto.

A moradora do Jardim Bonanza, Iara Fernanda Ferreira Pontes, 20, é uma das alunas no curso de Design de Sobrancelhas. Ela saiu do Estado do Maranhão, há quase um ano, para morar em Aparecida de Goiânia, em busca de uma vida melhor. Recentemente procurou o Centro de Geração Emprego e Renda, no Parque Santa Cecíliao, para atualizar o CadÚnico e soube do curso.

“Foi quando eu soube dessa oportunidade e aproveitei, ainda mais porque estou desempregada e preciso levantar alguma renda. Estou muito animada, é o começo da minha carreira, estou aprendendo muito e daqui vou poder construir a minha própria história. Um curso desse nível se fosse para pagar custa muito caro e eu não teria condições. Agora, com tudo gratuito ajuda bastante”, contou.