MEDIDA PREVENTIVA

Chuva na Cidade de Goiás provoca cheia do Rio Vermelho e transferência de pacientes de hospital

Previsão é de mais chuvas para o município nos próximos dias

Pacientes do Hospital São Pedro, localizado às margens do Rio Vermelho na cidade de Goiás, precisaram ser transferidos da unidade em razão da cheia do rio. A transferência ocorreu na noite de terça-feira (20), de maneira preventiva. Previsão é de mais chuvas para o município nos próximos dias.

As pessoas que estavam na unidade de saúde foram levadas para hospitais em cidades, como Goiânia, Itaberaí, Nerópolis e São Luís dos Montes Belos.

O hospital São Pedro é uma entidade beneficente conveniada com o SUS e a Prefeitura. É o mais antigo do estado e o prédio está situado às margens do Rio Vermelho.

Nas redes sociais, o prefeito Anderson Gouveia disse que a transferência aconteceu com o auxílio do Governo Estadual. A intenção é evitar situações trágicas caso o Rio Vermelho transborde.

“Não podemos perder vidas por morte evitável. Estamos organizando locais alternativos para atendimento de pacientes no caso de emergência. Além de transferir os pacientes, estamos preocupados com próximos dois dias, já que a previsão é de chuva. Vão ficar viaturas dos bombeiros e ambulâncias do Samu dos dois lados do Rio porque se ele transbordar não tem como transitar”, disse o secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis.

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o nível do rio está em 2,30 metros na entrada da cidade e 4,78 metros na saída do município. O total de chuva acumulado nas últimas 24h é de 145,2 mm e 179,6 mm, respectivamente.